Instituto Tecnológico Simepar lança boletim para o verão 2011

O verão começa nesta terça-feira (21) às 21h38 e segue até o dia 20 de março de 2011. Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desde a primavera observa-se a influência do fenômeno La Niña no regime climático global que provoca as rápidas passagens de frentes frias pelo sul do Brasil, implicando em pancadas de chuva irregulares na distribuição espacial e com curta duração. 

Durante os meses de verão, deverá ser observada leve variação na precipitação no estado do Paraná. A previsão para o verão no Paraná indica que o regime das chuvas ao longo do trimestre janeiro-fevereiro-março de 2011 estará próximo da média. Contudo, as pancadas de chuva ocorrerão de forma bastante irregular, tanto no tempo (eventos de curta duração) quanto na distribuição espacial (eventos em pontos isolados).

Com isso, durante o verão deverá ser observada a ausência de chuva por um longo período em diversos pontos do estado. Não se descarta a ocorrência de chuvas fortes (em alguns casos com potencial para ocasionar alagamentos), acompanhadas de incidência de raios e rajadas de ventos fortes.

A tendência das temperaturas para o trimestre é de que as mesmas fiquem acima da média histórica, o que favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade em pontos isolados de curta duração.

Mais informações sobre as condições do tempo e clima no estado do Paraná pelo telefone (0xx41) 3320-2020 ou pelo endereço http://www.simepar.br

Fonte: AENotícias