Cresce o número de curitibanos que utilizam cartão transporte

Divulgação

Divulgação

Mais curitibanos estão utilizando o cartão transporte, opção para o usuário de ônibus que não quer se preocupar em ter dinheiro à mão ou esperar troco na hora do embarque. O número de cartões transporte ativos chegou, no final de dezembro, a 1 milhão 486 mil, um crescimento de 114 mil cartões em relação a dezembro do ano anterior, que era de 1 milhão 372 mil cartões. Atualmente, em torno de 55% dos deslocamentos dos 25,2 milhões de passageiros pagantes por mês, é feito com cartão transporte.

No total, no ano passado, a Urbs emitiu 185,2 mil cartões na categoria usuário e outros 45,5 mil cartões para idosos e pessoas com deficiência, que têm isenção, e para estudantes que contam com o benefício do passe escolar, de 50% de desconto na tarifa. Atualmente, 17,4 mil estudantes têm cartão do passe escolar.

O cartão transporte é feito na hora, sem custo e o atendimento na Urbs demora apenas alguns minutos. Além de maior comodidade para o passageiro, o cartão agiliza a operação e é um fator de segurança do sistema, na medida em que reduz a circulação de dinheiro nos ônibus, estações tubo e terminais.

A Urbs vem estudando uma série de medidas de incentivo à utilização do cartão. As medidas vão desde a abertura de mais um posto de atendimento da Urbs para compra de crédito, até a implantação de tarifas diferenciadas nos horários de menor demanda e a criação de novos pontos de venda de créditos.

Como fazer o cartão
Para fazer o cartão transporte basta comparecer à Urbs ou nos postos das Ruas da Cidadania Matriz, Boa Vista, Carmo, Pinheirinho e Fazendinha, com documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Crianças de até 5 anos não precisam fazer o cartão porque são isentas. O cartão é pessoal e intransferível e só pode ser feito pelo próprio usuário. No caso de menores de 18 anos, a solicitação pode ser feita pelos pais ou responsável legal, mediante apresentação de documento de identificação original com foto do responsável e do menor.

Para ter cartão transporte não é necessário morar em Curitiba. Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode fazer um cartão para utilizar quando estiver na cidade. A primeira via é gratuita e a segunda via do cartão custa o equivalente a cinco passagens de ônibus

A carga de créditos pode ser feita diretamente na tesouraria da Urbs, no prédio central da Rodoviária ou pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br. Neste caso deve ser feita a emissão de boleto para pagamento em banco – quem utiliza internet banking pode pagar os créditos pela internet.

A carga dos créditos adquiridos é automática e estará no sistema até 72 horas depois do pagamento. A partir deste prazo, quando o usuário passa o cartão no validador, que destrava a catraca, os créditos disponíveis são automaticamente transferidos para o cartão.

Cartão Transporte Usuário
Custo: 1ª via gratuita. A segunda via custa o equivalente a cinco passagens.
Documentos necessários: documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17 horas.
Onde fazer o cartão: Na Unidade de Cadastro do Usuário que fica na ala ferroviária da Rodoferroviária; e nos postos de atendimento a das Ruas da Cidadania da Matriz, Boa Vista, Boqueirão (Terminal Carmo), Pinheirinho e Portão (Terminal Fazendinha).

Cartão Transporte Estudante
Custo: gratuito
Benefício: 50% de desconto na tarifa.
Quem tem direito: quem estuda em Curitiba, em instituições de ensino regular de primeiro, segundo e terceiro grau, públicas ou particulares, e more a uma distância superior a no mínimo um quilômetro da escola e tenha renda familiar dentro dos critérios definidos em lei: até três salários mínimos para um filho na escola; quatro salários mínimos para dois filhos na escola; e cinco salários mínimos para três ou mais filhos.
Onde fazer o cadastro: Durante o ano todo, na Urbs. No período de atendimento descentralizado, nas Administrações Regionais.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 hor

Para saber mais sobre o cartão transporte acesse www.urbs.curitiba.pr.gov.br

 Fonte: SMCS