Defesa Civil alerta para possibilidade de neve em Palmas

Previsão de frio intenso cria perspectiva de grande nevasca em Palmas, como esta de 1983

A semana começou com perspectiva de neve na região dos chamados Campos de Palmas, no Sudoeste do Paraná. De acordo com alerta da Defesa Civil, com base em análise climática do Simepar, para esta segunda-feira (17) é esperada uma mudança brusca das condições do tempo, com a chegada de uma frente fria.

A queda na temperatura provoca chuvas na maioria das regiões do Estado. A combinação de muita umidade e muito frio proporciona uma condição favorável ocorrência de chuva congelada e até mesmo a possibilidade de queda de neve próximo à divisa com Santa Catarina, diz o Simepar.

Neve em Palmas
Palmas está nesta localização. Caso se confirme o alerta da Defesa Civil, será a segunda vez que o fenômeno irá ocorrer este ano na cidade considerada a mais fria do Paraná.

Na primeira metade de junho, as baixas temperaturas criaram as condições perfeitas resultando na queda de chuva congelada, na área urbana, e flocos de neve nos Campos de Palmas, região mais alta da cidade, onde está localizado o distrito do Horizonte.

O fenômeno durou pouco, aproximadamente cinco minutos, mas perfeitamente perceptível, como foi possível conferir em vídeos de celular distribuídos pelas redes sociais da internet.

O declínio na temperatura, segundo o Simepar, deverá ocorrer mesmo a partir da tarde de hoje. “A sensação de frio aumenta abruptamente e, por causa do ar frio e do vento, teremos uma noite muito gelada no Estado, inclusive com chance de observação de geada negra na virada de segunda para terça-feira entre o sudoeste e sul paranaense”, diz o alerta.

Geada em Palmas
A primeira geada do ano em Palmas ocorreu no dia 29 de abril. As temperaturas mínimas na cidade, de acordo com dados da estação meteorológica do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atingiram -6.6 (seis graus negativos) na relva, onde fica concentrado o gelo e -0.6 graus negativos no ambiente.

“Os próximos dias da semana serão bem gelados nas regiões paranaenses e o destaque passa a ser a ocorrência de geadas e o frio intenso ao amanhecer”, conclui reportagem do Simepar.

A chegada de frentes frias atrai a atenção de turistas de outras regiões do Paraná e do Brasil. Para receber os visitantes, a cidade conta com uma rede hoteleira com mais de 550 leitos disponíveis, além de bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da gastronomia local.

Foto: Arquivo Prefeitura de Palmas

Fonte: Ascom/Prefeitura de Palmas (PR)
ronipimentel@pmp.pr.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s