Fórum das Micro e Pequenas Empresas promove encontro estadual

Lideranças empresariais, agentes municipais, estaduais e representantes de sindicatos e associações de todo o Estado discutem políticas e estratégias de apoio aos pequenos negócios

Estão abertas as inscrições para o II Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, que vai reunir empresários e representantes do poder público municipal e estadual, sindicatos, associações e entidades de classe para discutir os rumos dos pequenos negócios no Estado. O evento acontece dias 30 e 31 de agosto, no Campus da FIEP, em Curitiba, e terá três sessões plenárias com palestras sobre temas atuais e seis oficinas temáticas, que incluem capítulos da Lei Geral das MPEs e melhorias do ambiente de negócios. O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos e o coordenador do G7 e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, estão entre os palestrantes do evento.

Serão discutidas boas práticas, experiências e cases de sucesso, além de estratégias para crescimento e o fortalecimento do setor que podem contribuir para o desenvolvimento da economia local, regional e estadual. Entre os assuntos em pauta estão previstos temas que interferem na competitividade, como inovação, crédito, compras, associativismo, empreendedorismo, simplificação e desburocratização. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.encontropequenasempresas.com.br,  que também detalha toda a programação.

“Micro e pequenas empresas têm enorme potencial para a geração de empregos. Por isso, ganham ainda mais importância neste momento de crise vivido pelo Brasil, em que o país precisa recuperar os milhões de postos de trabalho fechados nos últimos anos. É com o objetivo de discutir caminhos para criar um ambiente mais favorável a esse tipo de negócios que promovemos o II Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná”, projeta Edson Campagnolo, presidente da FIEP.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o encontro contribuirá para fortalecer o ambiente de inovação e negócios no Estado, no cenário das micro e pequenas empresas. “O compartilhamento, as experiências e o debate de entidades e empresários estará focado na construção de uma agenda positiva em favor do ambiente de negócios para os empreendedores de miro e pequenas empresas. Isso é importante para o desenvolvimento dos municípios e do Estado”, reflete Tioqueta.

Segundo dados do Sebrae, o segmento de micro e pequenas empresas representa 27% do Produto Interno Bruto (PIB), e gera 54% dos empregos formais, totalizando 41,4 % da massa salarial. São 11,5 milhões de pequenos negócios no Brasil representados por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. No Paraná, em torno de 1 milhão.

O que para Juraci Barbosa Sobrinho, Secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Estado e Presidente do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná – FOPEME, representa um importante pilar de sustentação da economia. “Considerando a grande importância das Micro e Pequenas Empresas, é de total interesse também do Estado, promover a união das Instituições Públicas e Privadas, em torno do fortalecimento destas empresas, no estimulo do desenvolvimento local e regional. Promovendo a união dos municípios no desenvolvimento de ideias de avanço e progresso”, avalia.

Além do Sebrae/PR, promovem o evento o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), a Fiep, a Fecomércio PR, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar) e o Governo do Paraná. O BRDE é patrocinador do evento.

Sobre o Fopeme

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná tem como missão promover, articular e integrar governo e entidades de apoio e representação, visando assegurar políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. 

Fonte: Sebrae/PR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s