Abertas inscrições para o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Evento é gratuito para servidores públicos e visa estimular o surgimento de municípios inteligentes no Estado

Tecnologia

Foto: Internet

São José dos Pinhais sedia nos dias 23 e 24 de novembro o principal encontro entre gestores públicos e vereadores do Estado para tratar de informatização nos pequenos e médios municípios. As inscrições para o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, já podem ser feitas pelo redecidadedigital.com.br e são gratuitas para servidores públicos.

Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é facilitar o acesso dos municípios à tecnologia, além de fornecer subsídios sobre os seus benefícios quando incorporada de maneira estratégica na administração pública. O Congresso, reforça Marinho, também aproxima Prefeituras de empresas fornecedoras de soluções, interessadas neste mercado desprovido de atendimento pelas grandes operadoras de Telecom. “A baixa qualidade de conexão ou valores praticados fora da realidade das pequenas localidades é o que, em boa parte dos municípios, dificulta a implantação de projetos de cidade digital. E o Congresso tem essa missão de fomentar a inovação nos pequenos municípios, levar conhecimento a prefeitos e gestores e contribuir com o planejamento em TIC visando desenvolvimento socioeconômico”, frisa Marinho.

A quarta edição foi realizada em Maringá e reuniu representantes de mais de 100 municípios, movimento que cresce a cada ano, segundo Marinho, pela demanda dos municípios em se tornarem mais eficientes e próximos do cidadão.

No texto-base da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, atualmente em consulta pública pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, reintera os caminhos para transformar a economia brasileira pela digitalização de dados. Na opinião do diretor da RCD, ainda que em processo atrasado, a administração pública terá que se adequar às tendências digitais. “As dificuldades financeiras também exigem do gestor a adoção de recursos para ter maior controle das contas públicas. Além disso, as cidades digitais e inteligentes criam condições para o empreendedorismo e crescimento econômico. Mas, acima de tudo, o mais importante é a melhoria na qualidade de vida que se tem”, completa.

Temas – Infraestrutura de redes, acesso à internet e ferramentas para melhorar a comunicação com o munícipe, inovações na Saúde, Educação, Finanças e Segurança estão entre os assuntos a serem tratados no 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais. Um levantamento feito pela Rede Cidade Digital junto aos planos de governo dos Prefeitos nos 399 municípios do Paraná revela que 76% incluíram propostas em tecnologia. Segurança é a área mais lembrada com (18%), com a diretriz para implantação de câmeras de monitoramento. Educação e a Informatização em diversos setores também aparecem com grande margem (16% cada).

O Congresso tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação Brasileira de Internet (Abranet) e da Infraero.

Serviço

5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais

Inscrições gratuitas para servidores públicos

redecidadedigital.com.br

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s