Outubro Rosa é lançado oficialmente na Assembleia Legislativa

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

Lançamento da campanha “Outubro Rosa” no grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (02).Foto: Pedro de Oliveira/Alep

A campanha Outubro Rosa 2017 foi lançada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (2), conforme proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e autora da Lei nº 16.935/2011, que instituiu oficialmente o Outubro Rosa no Paraná. Durante o mês, diversas iniciativas de conscientização e promoção de cuidados com a saúde da mulher serão promovidas, com parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. A diretora do Instituto do Câncer de Londrina e vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer, Mara Rossival Fernandes, ocupou a tribuna para falar aos deputados sobre a importância da campanha.

Segundo ela, 25% dos casos diagnosticados anualmente no mundo são de cânceres de mama. No Brasil, ao ano, são 60 mil casos, dos quais 15 mil acabam resultando em morte das mulheres. “Temos que entender que não são apenas números, estatísticas sobre a doença. Por trás de um caso, há uma história de luta e sofrimento e de superação das famílias. Portanto, é muito importante que esta Assembleia e os deputados lancem uma campanha de orientação sobre o câncer de mama”.

Ela ressalta que o diagnóstico precoce é fundamentalmente o melhor caminho para prevenir o avanço da doença. O autoexame das mamas, a realização de ao menos uma mamografia ao ano e de recorrentes consultas médicas são algumas das orientações dadas por Mara Fernandes, que lembrou que homens também podem ser vítimas de câncer de mama. “Com o diagnóstico precoce temos mais chances de cura. A doença aparece normalmente em mulheres acima dos 35 anos. Entretanto, é bom lembrar que homens, a partir dos 60 anos, também são acometidos por câncer de mama”, afirmou.

Exposição – Momentos antes do início da sessão plenária, no Espaço Cultural da Assembleia, também foi aberta a exposição Outubro Rosa, com fotos de mulheres que enfrentaram ou ainda lutam contra o câncer de mama. Uma caixa também está disponível no local para a doação de lenços, que serão depois repassados a mulheres em tratamento contra o câncer. A campanha “Lenços da Solidariedade” e a exposição no Legislativo seguem até o dia 31 deste mês.

Segundo a deputada Cantora Mara Lima, a participação do Legislativo é uma forma importante de institucionalizar e apoiar a campanha. “Abrimos hoje uma exposição com fotos destas mulheres guerreiras. A campanha é muito maior, temos uma lei que institui iniciativas de apoio e de informação sobre o câncer de mama. A prevenção ao câncer é sem dúvida o melhor remédio. A Assembleia está engajada e aqui as pessoas poderão doar lenços para as nossas mulheres. Algumas usam coroas. Outras usam lenços, que serão doados para as entidades de apoio e combate ao câncer”.

Ainda estiveram presentes no lançamento do Outubro Rosa representantes da Secretaria de Estado da Saúde; da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social; da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP); do Cento de Diagnóstico Água Verde; do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol); além da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: ALEP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s