Programa de produção de trutas recebe incentivo no município de Palmas

Dr. Kosmos e diretores em visita ao pesque pague de trutas de Pastamec, na área rural de Palmas, no Sudoeste do Paraná. Foto: José Magarinos Bello

O prefeito de Palmas, Dr. Kosmos Nicolou, acelerou esta semana, o programa para ampliar a produção e a venda de trutas em Palmas, no Sudoeste do Paraná. A intenção é garantir o apoio aos novos produtores para um melhor aproveitamento do potencial climático e dos recursos hídricos específicos da região.

Dr. Kosmos visitou o pesque pague da localidade de Pastamec. A estrutura, que produz por ano 10 toneladas da variedade arco-íris, considerada nobre de carne com sabor delicado, abriga um frigorífico que tem capacidade de abater até 20 toneladas do peixe por ano.

“Estamos aqui na Pastamec, no pesque pague, e queria mostrar para vocês a truta que temos aqui, com aproximadamente 700 gramas cada”, disse Dr. Kosmos, em vídeo nas redes sociais. O município, segundo o prefeito, vai colocar toda a estrutura para apoiar os produtores.

“Vamos fazer uma parceria para termos o estímulo da truta em Palmas”, ressaltou Dr. Kosmos. Que completou: “Convidamos todos os pescadores que gostam da pesca, tanto da truta quanto do Black Bass (peixe de pesca esportiva que também é criado no município). Esperamos todos vocês aqui em Palmas. Um abraço a todos!”.

Panorama
A produção de trutas em Palmas começou em 1992 e hoje está restrita a um pesqueiro de Pastamec, distante 30 quilômetros da área urbana e e outro que produz há três anos apenas para consumo. O peixe se tornou, nos últimos anos, em uma das características da culinária da cidade.

Na visita, Dr. Kosmos foi acompanhado dos diretores de Agricultura e Meio Ambiente, Infraestrutura e Indústria e Comércio – Edson Cassaniga, José Antonio Magarinos Bello e Fabíola Delavy, respectivamente. A agenda foi organizada para discutir sobre o armazenamento e apoio na comercialização do peixe.

Contexto
A parceria com os produtores começou a ser formulada dia 22 de agosto, durante reunião no gabinete do prefeito. O encontro, organizado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, contou com a participação do zootecnista e doutor em aquicultura, Claudio Kinach Loureiro.

No encontro, os produtores pediram apoio na inspeção municipal para reativar o frigorífico da Pastamec. “Palmas reúne os fatores ideais para produção de trutas. Dispõe de recursos hídricos e clima favorável”, disse o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Cassaniga.

“Bem planejada, a atividade consegue um retorno rápido e com baixo custo. Ela vai contribuir ainda na geração de emprego e renda aos pequenos produtores”, completou Cassaniga. Como exemplo, Palmas poderá usar técnicas já desenvolvidas em Lages e Urupema (SC), dois pólos de trutas

Detalhamento
No dia 21 de setembro, em audiência pública na Câmara de Vereadores, o zootecnista e doutor em aquicultura, Claudio Kinach, falou dos detalhes técnicos e custos com instalações e manutenção de uma estrutura qualificada. A partir da reunião, muitos agricultores demonstraram interesse em investir na produção do peixe.

Em 2018, o prefeito Dr. Kosmos irá colocar em prática o programa Caminhos da Produção, já aprovado na Câmara de Vereadores, que vai permitir ao município executar obras de apoio dentro das propriedades produtivas de Palmas. Mais informações e pedidos de apoio técnico no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Palmas.

Link do vídeo

Fonte: Prefeitura de Palmas (PR)
Comunicação Social – http://www.pmp.pr.gov.br
ronipimentel@pmp.pr.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s