Startups que cresceram no Vale do Pinhão estarão na Smart City Expo

Entre as startups que estarão apresentando suas inovações no Smart City Expo está a curitibana Prevention Vision Test, que criou há um ano o Adam, um equipamento de pré-teste de visão que ajuda os oftalmologistas a diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e astigmatismo. Foto:Divulgação

Imagine você chegando em uma clínica de olhos e, antes de entrar no consultório do oftalmologista, ser pré-avaliado por um robô que irá fazer um teste para auxiliar o médico a diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e astigmatismo. Parece ficção científica? Pois saiba que esta tecnologia já existe e foi desenvolvida aqui em Curitiba dentro do Vale do Pinhão.

O Adam Robô, criado pela startup Prevention, ainda é inédito e será uma das estrelas do Smart City Expo Curitiba 2018, evento de cidades inteligentes que ocorrerá, de 28 de fevereiro a 1º de março deste ano, no Expo Renault Barigui.

Programa de incentivo à inovação criado pela Prefeitura no ano passado, o Vale do Pinhão tem aumentado a conexão entre os empreendedores da área de tecnologia e irá mostrar em seu espaço no Smart City Expo as ações integradas voltadas à inovação de startups, aceleradoras, investidores, empresas e instituições públicas e privadas de Curitiba.

“O Smart City Expo irá reunir cerca de cinco mil participantes, que poderão conhecer e vivenciar de perto todos os projetos que estão surgindo no Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade”, salienta Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, empresa de economia mista vinculada à Prefeitura e que é responsável pelo gerenciamento do programa.

Durante os dois dias do Smart City, quem visitar o estande do Vale do Pinhão poderá participar de uma programação de palestras de representantes de startups da capital e também conhecer as propostas de revitalização dos bairros Rebouças e Prado Velho, que fazem parte do projeto do Vale do Pinhão. Além disso, serão apresentadas iniciativas pioneiras da capital, como o Centro de Agricultura Urbana (também no Vale) e o Saúde Já Curitiba, aplicativo de pré-agendamento de consultas nos postos de saúde do município.

Avant-première

Com lançamento nacional programado para meados de março, o Adam Robô fará sua avant-première no Smart City Expo. “Acreditamos que a apresentação desta nova tecnologia no evento deverá impulsionar ainda mais o crescimento da Prevention e potencializar o surgimento de novos negócios”, prevê Juliano de Moraes Santos, 40 anos, criador da startup curitibana especializada em equipamentos de pré-teste de visão.

Ele lembra que a empresa surgiu no fim de 2016, mas ganhou impulso no começo de 2017 com o lançamento do Vale do Pinhão pela Prefeitura.  “Participando do Vale do Pinhão, começamos a produção da primeira versão do Adam e conseguimos impulsionar o crescimento do negócio, pois nos conectamos com outros empresários de Curitiba e fizemos parcerias com fornecedores de hardware e software”, justifica.

Santos salienta ainda que, graças as conexões criadas no Vale do Pinhão, a startup começou suas atividades no Worktiba Barigui (coworking público e gratuito da Prefeitura) e hoje também está incubada dentro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), onde desenvolveu o Adam Robô, uma evolução do primeiro equipamento, que surgiu para auxiliar os oftalmologistas no diagnóstico de doenças oculares.

“Esta nova geração é mais leve, tem melhor ergonomia e lentes e softwares mais modernos, além de contar com um aplicativo de operacionalização”, conta ele. Para 2019, está previsto o lançamento do Adam Autônomo, que eliminará a necessidade de uma pessoa para operar.

O Sistema Fiep, por meio do Instituto Senai de Inovação (ISI), apoia o Vale do Pinhão e aposta nesse incentivo para o crescimento do empreendedorismo na capital.

Sobre o Vale do Pinhão

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é a denominação dada ao Ecossistema de Inovação de Curitiba. O ecossistema de inovação é composto por todos e quaisquer atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos e a sociedade.

Além da Prefeitura de Curitiba, através da Agência Curitiba, outras instituições fomentam o ecossistema, como o Sebrae-PR, a FIEP, o sistema Fecomércio-PR, a PUCPR, a UTFPR, a UP e a UFPR.

Confira toda a programação de eventos e como se inscrever nos programas para startups no site www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br.

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

É o evento de cidades inteligentes do Smart City Expo World Congress, chancelado pela Fira Barcelona, que ocorrerá na capital paranaense entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março. É a primeira vez que o Smart City Expo ocorrerá em uma cidade brasileira. Foi trazido e está sendo organizado pela iCities, empresa pioneira no Brasil na temática de Cidades Inteligentes.

Mais informações no www.smartcityexpocuritiba.com.

Fonte: SMCS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s