Semana da inovação de Curitiba terá dois mega eventos e começa nesta quarta, com o Smart City Expo

Semana da inovação de Curitiba terá dois mega eventos e começa nesta quarta, com o Smart City Expo, que acontece no Expo Renault Barigui. Foto:Daniel Castellano/SMCS

Nesta semana, Curitiba será vitrine da inovação ao sediar dois grandes eventos. Na quarta (28/2) e quinta-feira (1/3), a cidade recebe o Smart City Expo Curitiba 2018, maior evento de cidades inteligentes do mundo e que terá o Vale do Pinhão, programa da Prefeitura, como destaque na programação. Extensão do Smart City, o Movimenta Curitiba vai ocorrer no sábado (3/3) e domingo (4/3) e será o primeiro festival de inovação organizado por todo o ecossistema que integra o Vale do Pinhão.

Os dois eventos têm o apoio da Prefeitura. “A inovação e a tecnologia são reconhecidas como as principais formas para ampliar a qualidade de vida da população e a competitividade da economia de uma cidade. A nossa Curitiba está fazendo a lição de casa, apostando em um planejamento inovador e em ações de fomento a empresas com base tecnológica que criam inovação, emprego e renda”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Segundo Greca, o foco da capital em inovação a credenciou a sediar os dois eventos. O Smart City dará a oportunidade de o público conhecer em primeira mão projetos de cidades inteligentes e novas soluções que estão no mercado para melhorar os serviços públicos. Já o Movimenta Curitiba mostrará negócios na área de inovação para estudantes, empreendedores e pessoas em busca de novos desafios.

O prefeito lembra ainda que o Vale do Pinhão, ao ser destaque no Smart City e promover seu primeiro grande evento, se consolida como um ecossistema de inovação que busca acelerar, cada vez mais, parcerias de incentivo à tecnologia, de criação de startups, de educação voltada à cultura da inovação, de revitalização de regiões e de incentivo à eficiência em todas as áreas da administração municipal.

Idealizado pelo prefeito no início de sua gestão, o Vale do Pinhão é integrado por empreendedores, startups, poder público, universidades, empresas e terceiro setor. “Todos os curitibanos ganham com essa união de forças, pois há melhoria de emprego, renda e da qualidade dos serviços públicos”, justifica Greca.

“Curitiba é uma das cidades que mais demonstraram interesse e projetos para que a vida de seus cidadãos melhore através da tecnologia”, reconhece Ricardo Zapatero, diretor da Fira Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha, que elegeu no ano passado a capital paranaense como cidade inteligente e sede pelo Smart City Expo.

André Telles, cofundador e diretor da iCities, empresa que está organizando o evento internacional na capital, lembra que a profunda vontade da capital de crescer e implementar iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos reflete os valores do Smart City.

Smart Plaza

Promovido pela primeira vez no Brasil, o Smart City Expo Curitiba 2018 vai reunir, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, cerca de cinco mil pessoas, entre representantes do setor privado, órgãos de administração pública, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, incubadoras e corporações, além de empresários e investidores do Brasil e de diversos outros países.

O evento internacional será dividido em quatro temas: tecnologia disruptiva (que quebram padrões), governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro.

O Smart City Expo contará ainda com área de exposição e congresso, em que palestrantes nacionais e internacionais apresentarão casos de cidades inteligentes. O Smart Plaza Vale do Pinhão será o coração do evento, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura de Curitiba para mostrar as iniciativas do ecossistema de inovação da capital, incluindo programas pioneiros da gestão municipal e startups voltadas à Nova Economia.

O arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, que dirige o Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), grupo mundialmente conhecido por estudar a forma como as tecnologias estão mudando a forma de perceber, planejar e vivenciar as cidades; e o arquiteto Jorge Perez Jaramillo, responsável pela evolução urbana de Medellín até 2015, são alguns dos destaques do congresso e farão palestras no dia 28 de fevereiro.

A visita à feira do Smart City será gratuita, mas é preciso credenciamento para conhecer os expositores. Já o acesso à área do congresso irá ocorrer mediante inscrição e compra de passaporte.

Pacto  

Primeiro evento promovido por todo o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, o Movimenta Curitiba ocorrerá, nos dias 3 e 4 de março, no espaço Usina5, no Prado Velho, e vai oferecer mais de 100 palestras, 47 exposições e oportunidades de negócios na área de inovação para estudantes, empreendedores e pessoas em busca de novos desafios. Além disso, 120 startups estarão apresentando seus projetos.

O evento será ainda um ponto de encontro para o fim de semana, com música, food trucks, intervenções de grafite e até corridas de drones. Intervenções culturais promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba e a divulgação do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil, também ocorrerão no festival. Toda a programação será gratuita.

O Movimenta Curitiba é uma das três ações estabelecidas pelo Pacto de Inovação Curitiba, lançado em dezembro do ano passado por 31 instituições públicas e privadas que integram o Vale do Pinhão. Aprovado por empreendedores, startups, poder público, empresas, universidades e terceiro setor, durante encontro no Engenho da Inovação, o Pacto de Inovação prevê, além do Movimenta Curitiba, a criação de uma agenda colaborativa dos eventos do ecossistema para 2018 e a discussão e definição das linhas gerais de uma estratégia de inovação para a cidade.


Smart City Expo Curitiba 2018

Data: 28 de fevereiro e 1º de março

Horário: das 8h30 às 19h30 (quarta) e das 8h30 às 18h30 (quinta)

Local: Expo Renault Barigui, Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio (Parque Barigui).

Mais informações, inscrições e compra de passaporte para o congresso no http://www.smartcityexpocuritiba.com.


Movimenta Curitiba

Data: 3 e 4 de março

Horário: das 10 às 21h (sábado) e das 10h às 19h (domingo)

Local: Usina5, Rua  Constantino Bordignon, 5, Prado Velho.

Confira toda a programação e se inscreva para o evento no site http://www.movimentacuritiba.com.br.


Confira toda a programação de eventos e como se inscrever no programa para startups no site www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br.

Fonte: SMCS

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s