Inovações do Vale do Pinhão conquistam público do Smart City Expo

O analista de tecnologia Rafael Mayer, 23 anos, acompanhou durante toda a tarde desta quarta-feira (28/2) os pitches (palestras de cinco minutos) das startups que estão se apresentando no Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura. O espaço é usado para divulgar o ecossistema de inovação de Curitiba no Smarty City Expo Curitiba 2018, que vai até esta quinta-feira  (1/3).

“Sabia que existiam muitas empresas na nossa rede de inovação e tecnologia, mas não tinha noção da variedade de soluções que elas ofereciam”, afirmou ele, sobre o ecossistema do Vale do Pinhão, idealizado pelo prefeito Rafael Greca, fomentado pela Prefeitura e integrado por empreendedores, startups, poder público, universidades, empresas e terceiro setor.

Ocupando um quarto dos 800 metros quadrados da área de feira do evento internacional, o Smart Plaza Vale do Pinhão é um dos espaços mais concorridos entre os 23 que estão mostrando soluções para cidades inteligentes. “Espero sair daqui com alguma ideia inovadora para empreender. Quero buscar novos desafios”, afirmou a nutricionista Maria Suely Gondolasse, 31 anos.

Até quinta-feira (1/3), o espaço irá oferecer palestras e pitches, além de reunir dez expositores voltados à inovação, com a participação de startups, aceleradoras, empresas e órgãos da Prefeitura. E o que não faltam são bons exemplos de ideias que unem tecnologias e soluções para mudar o dia a dia das pessoas.

Uma das startups mais visitadas é a Prevention, empresa curitibana especializada em equipamentos de pré-teste de visão e que apresentou o Adam Robô. “Não imaginava que teria tanta repercussão e que tantas pessoas iriam querer testar e conhecer a tecnologia”, afirmou Juliano de Moraes Santos, fundador da Prevention, sobre o equipamento, uma segunda geração, mais leve, que tem melhor ergonomia e lentes e softwares mais modernos.

Augusto Pimentel Pereira, um dos sócios da M4+ Arquitetura e Urbanismo, também estava empolgado com a repercussão de solução de modelagem de informação urbanísticas para prefeituras. “Oferecemos maquetes virtuais para cidades que permitem a vinculação de diversos tipos de informações, dando suporte para o planejamento e a gestão urbana de forma mais interativa”, explicou ele.

Linhas do Conhecimento

Ações inovadoras da Prefeitura também estão sendo mostradas no Smart Plaza Vale do Pinhão. O programa Linhas do Conhecimento, que desde o ano passado oferece um amplo repertório de ensino aos estudantes, é um dos destaques, assim como Google for Education, parceria firmada entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa norte-americana de tecnologia para levar ferramentas inovadoras de educação (como o Google Sala de Aula). Projetos de robótica e as impressoras 3D dos Faróis do Saber e Inovação também estão sendo expostos.

Smart City

Promovido pela primeira vez no Brasil, o Smart City Expo Curitiba 2018 reúne cerca de cinco mil pessoas, entre representantes do setor privado, órgãos de administração pública, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, incubadoras e corporações, além de empresários e investidores do Brasil e de diversos outros países.

A visita à feira do Smart City é gratuita, mas é preciso credenciamento para conhecer os expositores. Já o acesso à área do congresso ocorre mediante inscrição e compra de passaporte.

Serviço

Smart City Expo Curitiba 2018

Data: 28 de fevereiro e 1º de março

Horário: das 8h30 às 19h30 (quarta) e das 8h30 às 18h30 (quinta)

Local: Expo Renault Barigui, Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio (Parque Barigui).

Mais informações, inscrições e compra de passaporte para o congresso no www.smartcityexpocuritiba.com.

Fonte: SMCS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s