Na Fiep, Cida Borghetti abre diálogo com o setor industrial

Recém-empossada, governadora apresentou, nesta terça (10), algumas das prioridades de sua gestão e ouviu demandas da diretoria da entidade

CidaBorghetti-500x300

A governadora Cida Borghetti ao lado do presidente da Fiep, Edson Campagnolo (Foto: Gelson Bampi)

Confira mais fotos da reunião

“É uma grande honra receber a governadora Cida Borghetti na sua primeira agenda externa, vindo aqui na Fiep. É uma deferência ao setor produtivo e nós agradecemos”, afirmou o presidente da entidade, Edson Campagnolo. “Toda a nossa diretoria, empresários e sindicatos ouviram da governadora quais serão as suas propostas para essa gestão e também demos as nossas contribuições para aquilo que podemos melhorar no ambiente paranaense. Queremos dar subsídios para que a governadora possa fazer uma gestão, embora curta, de sucesso”, acrescentou.

Nesse sentido, Campagnolo colocou as diferentes áreas técnicas do Sistema Fiep à disposição para contribuir com a formulação de políticas voltadas para o desenvolvimento do setor produtivo do Paraná. Um dos pontos que ele indicou como prioritários para o Estado é buscar melhorias na área de infraestrutura e logística, fator considerado primordial para a redução de custos e aumento da competitividade do produto paranaense. “As questões de infraestrutura e logística afetam diretamente a indústria. Temos a preocupação especialmente em relação aos pedágios, com as concessões que vencem em 2021, e precisamos começar a tratar disso desde já”, ressaltou o presidente da Fiep.

Para a governadora, o encontro foi importante, já que as contribuições vão auxiliar na atuação das diferentes secretarias estaduais. “Aqui está representado o PIB do Paraná, então é um momento de ampliar o diálogo, escutar as demandas e as contribuições, que levo para nossa equipe do governo analisar”, disse Cida Borghetti. “Não tenho dúvidas de que poderemos sim trabalhar juntos para oportunizar uma melhoria na qualidade de vida da população paranaense. Nosso grande compromisso é criar uma política desenvolvimentista, com foco nas pessoas e na promoção do bem comum. Por isso precisamos construir pontes com a sociedade e o setor produtivo”, completou.

Em relação à infraestrutura, a governadora admitiu que é possível avançar investindo em modernização, assim como vem sendo feito no Porto de Paranaguá. Além disso, afirmou que outra prioridade de sua gestão será a educação. “Estamos organizando uma política de avanço na educação, para elevar ao máximo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Paraná. Quando priorizamos a educação na primeira infância, teremos adultos melhores e profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho”, declarou.

Na reunião, Cida Borghetti foi acompanhada pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e chefe interino da Casa Civil, Silvio Barros. Ele também destacou a vontade da atual gestão de ampliar o diálogo com a sociedade para pautar suas decisões. Além disso, afirmou que a intenção é implantar uma cultura de planejamento de longo prazo no Estado. “A regra geral no poder público é não discutir o que vai acontecer daqui a 10 anos. Mas o fato é que o planejamento em longo prazo administra as consequências das decisões presentes”, afirmou.

Especificamente em relação ao setor produtivo, Barros anunciou que o governo busca caminhos para ampliar a disseminação da inovação entre as empresas. Segundo ele, estão sendo analisadas medidas para fomentar parcerias das universidades estaduais com o Sistema Fiep, para atender as indústrias. “A determinação da governadora é colocar as universidades à disposição do setor produtivo. Hoje temos 91 mil estudantes nas instituições estaduais de ensino superior, que formam 12 mil alunos por ano, um ensino que é custeado pela sociedade. Esses profissionais precisam, de alguma forma, devolver esse investimento para o setor produtivo e a população”, disse.

Fonte: Agência FIEP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s