Dias mais frios requerem atenção redobrada com equipamentos elétricos

 Inverno é a estação de maior consumo de energia em Campo Largo

aquecedor-aqc300-1200w-3-niveis-alca-de-transporte-cadence

O aumento no uso de aquecedores, secadoras de roupa, aparelhos de ar condicionado e o chuveiro na opção de água mais quente fazem com que o inverno seja a estação de maior consumo de energia em Campo Largo seja o inverno – ao contrário da maioria do país, onde o consumo é maior no verão. O uso destes equipamentos, que são de grande potência, requer atenção especial no uso para evitar acidentes e para que o consumo de energia não fuja do programado. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel dá algumas orientações sobre como utilizar de forma segura e consciente estes equipamentos:

  • Verificar a potência do equipamento antes de adquirir.

A potência é medida em watts (W) – este dado sempre é informado na embalagem. Quanto maior a potência, maior o consumo de energia.

Para saber quanta energia cada equipamento consome no mês a conta é simples:

Potência (W) x horas utilizadas no dia x dias utilizados no mês / 1000 =

consumo mensal (em kWh)

Por exemplo, se uma família utiliza um aquecedor com 3000 W de potência, 3 horas por dia, 15 dias no mês, o cálculo do consumo será:

3000 x 15 / 1000 = 135

O aumento de consumo desta família devido ao uso do aquecedor será de 135 kWh no mês (que equivale a aproximadamente R$ 120,00). É importante ressaltar que o consumo pode variar de acordo com as condições de uso do equipamento e das instalações elétricas.

  • Confirmar se as instalações elétricas do imóvel estão em boas condições.

Fiações, tomadas, disjuntores, conexões devem estar em bom estado – sem fios descascados, tomadas enferrujadas, por exemplo. O correto dimensionamento das instalações para a carga de equipamentos utilizada é essencial para prevenir acidentes e evitar desperdício de energia.

  • Opte por profissionais para realizar reparos ou novas instalações.

Eletricistas habilitados devem ser contratados para realizar serviços que envolvam energia elétrica. Trabalhos mal feitos podem causar grandes prejuízos e acidentes

  • Não sobrecarregue as tomadas.

Não ligue diversos equipamentos em uma mesma tomada, utilizando “Ts” ou “benjamins”.

  • Verifique se os equipamentos são adequados às tomadas.

Antes de adquirir ou utilizar um equipamento é importante verificar se as tomadas disponíveis são compatíveis – principalmente quanto à amperagem. As tomadas mais comuns são de 10 amperes (A), que têm plugues com pinos menores, tomadas com orifícios menores e aceitam a potência máxima de 1270 watts (W). Os equipamentos de maior potência (como aquecedores e geladeiras) necessitam de uma tomada de 20 A – pinos e tomadas com orifícios mais grossos e com potência máxima permitida de 2540 W. Não se deve utilizar adaptadores para que o pino do equipamento “sirva” na tomada, o ideal é substituir a tomada e fazer a adequação das instalações.

  • Aquecedores devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais domésticos e longe de materiais inflamáveis.

Escolher um local adequado para ligar um aquecedor é de extrema importância, mesmo para os aparelhos pequenos. O local escolhido deve garantir que o equipamento não vire, que esteja longe de materiais inflamáveis (como produtos de limpeza) e também de materiais que propagam fogo com facilidade (como tapetes e cortinas). Crianças e animais domésticos não devem ter acesso ao equipamento e o ideal é não deixar aquecedores ligados ao se ausentar do local.

  • Cuidado com fontes de calor.

Ao acender lareiras ou fogões à lenha é importante se certificar que não há nenhuma instalação elétrica próxima da fonte de calor. O aquecimento pode levar ao derretimento da fiação e a curtos-circuitos.

Canais de atendimento a consumidores da Cocel:

Aplicativo para smartphones: COCEL MOBILE (disponível para Android e iOS)

Agência Virtual: http://www.cocel.com.br

Teleatendimento: 0800-7262121 (ligação gratuita)

Pessoal: Rua Rui Barbosa, 520 – Centro (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30)

SMS: (41) 99106-9146 – para informar falta de energia (escrever o número da unidade consumidora no conteúdo)

Fonte: Ascom/Cocel

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s