Fecomércio PR realiza III Encontro de Consulados com foco no Mercosul

 3-Encontro-Corpo-Consular-Foto-Tadashi-768x512

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Paraná (FecomércioPR) realizou na tarde desta terça-feira (11) o III Encontro de Consulados e Câmaras de Comércio. Nesta edição a reunião recebeu apresentações de Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, representando o Mercosul.

O cônsul geral da Argentina, Pedro Ezequiel Marotta, falou sobre as principais relações de comércio que o país já tem com o Paraná e sobre o que pode ser expandido, dando ênfase ao setor de serviços.

A Argentina é o segundo país com maior relação comercial com o Brasil, perdendo apenas para China. Entre os produtos com maior importação brasileira estão os do setor de autopeças, gêneros alimentícios como carne e produtos lácteos e os vinhos.

“O consulado da Argentina e a Fecomércio já fecharam grandes negócios que resultaram em um acordo entre a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Câmara Argentina
de Comércio (CAC). Somos gratos pelas oportunidades que surgem através dessa boa relação”, declarou o cônsul.

Em seguida a diretora comercial do ProChile, Maria Julia Riquelme, falou sobre a entidade governamental e sua atuação em 56 escritórios de 45 países. “O Chile é um país pequeno, com grandes acordos comerciais, mais de 26. Para nós o Brasil é um parceiro comercial muito importante”, ressaltou.
As principais ofertas de exportáveis do Chile são os produtos de gênero alimentício, com grande destaque para o salmão, o vinho e o azeite de oliva.

As apresentações sobre o Paraguai foram feitas pelo cônsul geral Carlos José Fleitas Rodriguez. Ele exibiu um vídeo falando sobre as vantagens comerciais e tarifárias do
país e sobre sua saúde econômica. “O Paraguai quer ter uma relação produtiva com o Paraná. Temos uma economia dinâmica, com previsão de crescimento econômico de 4,5%. Acima da taxa prevista para América Latina. Temos muito a oferecer de forma que todos saiam ganhando”, afirmou.

Com a ajuda do assessor de diretoria do Sebrae Paraná, Ricardo Dellamea, foram passadas ainda as informações sobre internacionalização e sobre a Expo Paraguay Brasil 2018, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de setembro em Assunção e que deve atrair grande número de empresários brasileiros em missão liderada pela Fecomércio, Fiep, Ocepar e Sebrae.

O presidente da Câmara do Comércio Brasil-Uruguai, Nelson Gramazio, falou sobre o mercado financeiro do país e sobre a segurança em fazer negócios no Uruguai. Ele destacou ainda a representatividade na exportação de gêneros alimentícios e a prestação
de serviços no campo financeiro. “O Uruguai, apesar de sua pequenez, está enaltecendo sua representação mundial em gêneros alimentícios, como bovinos e ovinos. Além disso,
estamos sempre de portas abertas para investidores”, ressaltou.

Para o diretor da Câmara de Relações Internacionais da FecomércioPR, Rui Lemes, esse III Encontro está consolidando um projeto que vem evoluindo e gerando frutos. “Temos procurado fomentar os negócios bilaterais e ajudar no desenvolvimento do estado. Nossos encontros já têm resultado em negócios fechados e outros em andamento. Tenho
certeza de que muitas parcerias e ainda vão surgir. Estaremos presentes para estimular e auxiliar nas negociações”, garantiu.

Estiveram presentes nesta terceira edição cônsules de diversos países nas américas, Europa, África e Ásia, despachantes aduaneiros, representantes do poder público, presidentes de sindicatos, supermercadistas, atacadistas e representantes comerciais.
Após a reunião cada país disponibilizou produtos típicos para degustação.

Fonte: Fecomércio/PR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s