O Índice de Confiança do Consumidor (INEC) registra 105,9 pontos em setembro, após um aumento de 1,1% em relação a agosto. Apesar de modesto, esse avanço é o terceiro consecutivo – o INEC acumula crescimento de 7,7% no último trimestre.
O indicador é o maior desde dezembro de 2014, quando atingiu 109,2 pontos. Contudo, ainda se mantém abaixo da sua média histórica de 107,7 pontos, indicando que os consumidores estão menos confiantes que o usual. Terceiro mês consecutivo de aumento
da confiança do consumidor
Em relação aos componentes do INEC, destaca-se o aumento dos índices de expectativas de inflação e desemprego, de 7,7% e 4,3% respectivamente, frente ao último mês, indicando perspectivas mais otimistas. O índice de endividamento também avança, em 1,6%, significando queda do endividamento da população. Já o índice de situação financeira apresenta recuo de 3,1%, ou seja, reflete uma piora da situação financeira. Por fim, os indicadores de expectativas de renda própria e de compras de bens de maior valor diminuem em 0,6% e 0,4%, respectivamente, em relação a agosto.
Fonte: Agência CNI