Brasil tem quase 2,2 mil casos de sarampo confirmados

Vacinação contra o sarampo

Entre as unidades da federação afetadas pelo sarampo, somente o Distrito Federal não atingiu a meta de 95% de imunização durante a Campanha Nacional de Vacinação – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Balanço divulgado nesta quarta-feira (17) mostra a ocorrência de 148 novos casos de sarampo no País, com duas mortes no período. Até 15 de outubro, foram 2.192 registros – 96% se concentram no Amazonas (1.776 confirmações e 7.801 em investigação) e em Roraima (330 confirmações e 93 em investigação).

Do total de ocorrências, 12 resultaram em morte, sendo seis no Amazonas (todos brasileiros), quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e dois no Pará (indígenas venezuelanos). O balanço anterior, com dados coletados até 8 de outubro, indicava dez mortes e 2.044 casos comprovados da doença.

Tipo de vírus

No Amazonas e em Roraima, os casos estão relacionados à importação, uma vez que o genótipo encontrado (D8) é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto de sarampo desde o ano passado.

Além das ocorrências registradas nesses dois estados, há casos isolados de sarampo em São Paulo (3), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (37), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).

Gratuito

Além de estar em campanhas específicas, a vacina contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação. Desta forma, é possível aplicar a imunização contra a doença em qualquer momento do ano nas milhares de unidades de saúde espalhadas pelo Brasil.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s