Comitiva brasileira conhece iniciativas inovadoras para cidades em Barcelona

Uma comitiva com 50 gestores públicos, empresários e executivos de 14 cidades do Brasil está participando, desde ontem, em Barcelona, do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, organizado pela FIRA Barcelona.

Prefeitos, secretários, gestores públicos e empresários de diversas cidades paulistas, paranaenses e catarinenses, entre outros, estão no evento para conhecer soluções inovadoras para as áreas de urbanismo, mobilidade, tecnologia, segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico.

As visitas a empresas, bairros e instituições devem inspirar projetos e iniciativas no Brasil para melhorar a qualidade de vida nas cidades, explica André Telles, diretor do iCities, empresa organizadora da comitiva.

A oitava edição do evento está recebendo 18 mil pessoas de mais de 700 cidades de todo o mundo, além de cerca de 100 prefeitos, 400 palestrantes e 800 expositores, entre elas grandes empresas como Microsoft, Cisco, Huawei, Siemens, Bosch, SAP e MasterCard. Diversos países, incluindo o Brasil, têm espaços destinados a exibir soluções e inovações próprias.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, é um dos palestrantes em Barcelona. A capital paranaense concorreu ao prêmio Smart City Awards, na categoria Ambiente Urbano, com o programa Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes de Curitiba. Atualmente, são 25 áreas cultivadas por cerca de mil famílias de produtores urbanos. A indicação, entre poucos projetos no mundo, foi um reconhecimento à ideia. O prêmio reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

Além do evento principal, os integrantes da comitiva participam de debates e palestras técnicas, como um encontro na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, e visitas a grandes empresas de tecnologia da região, como Cisco, Mirosoft e Indra, além de conhecer iniciativas inovadoras da capital catalã, como o Bairro 22@, uma antiga área industrial totalmente revitalizada para se tornar um polo de inovação da cidade. No local, se instalaram empresas que realizam testes e pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras voltadas ao urbanismo, educação, mobilidade, sustentabilidade e que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Fonte: Smart City Expo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s