Compras de Natal motivam alta da intenção de consumo de dezembro

Indicador do Paraná é 4,9% maior que o de novembro

e2704f00-f07e-4b9e-9b00-0a07166ee573

O indicador de intenção de consumo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra reação positiva no mês de dezembro.

Desde maio o índice não alcançava esse patamar, que foi influenciado pela data comemorativa mais importante do ano para o comércio: o Natal.

De forma geral, o indicador positivo de consumo dos paranaenses foi influenciado em especial pela perspectiva de consumo, que subiu 13,8%, seguido do momento para compra de produtos duráveis, que apontou alta de 12,3%. Outro percentual alto foi o que aborda a perspectiva no emprego, almejando cargos ou salários mais significativos, que foi 10,9% maior que em novembro.

Comparativo por renda

Nas classes com mais de 10 salários mínimos, a pontuação da perspectiva de consumo chegou a crescer 21,2%, e nas classes de até 10 salários mínimos chegou a 15,4%. O momento para compra de produtos duráveis, no entanto, não teve reação positiva nas famílias de maior renda. Já a percepção do acesso ao crédito também foi expressiva nas famílias de maior renda, seguida da perspectiva profissional.

Indicadores como acesso ao crédito, perspectiva profissional, situação no emprego, perspectiva de consumo, renda atual, consumo atual e momento para compra de bens duráveis são os indicadores de composição da ICF.  O desmembramento mostra o desempenho de todos os índices, trazendo dezembro como o melhor mês para a intenção de consumo desde 2015.

Os bens duráveis e perspectiva de consumo dependem da estabilidade no emprego, porque geralmente, pelo valor agregado requerem algum tipo de endividamento. As maiores variações estão no indicador perspectiva de consumo, que chegaram a 30,4 pontos em 2016.

http://www.fecomerciopr.com.br/sala-de-imprensa/noticia/compras-de-natal-motivam-alta-da-intencao-de-consumo-de-dezembro/

Fonte: Fecomércio/PR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s