Paranaenses começam o ano mais propensos a consumir

Foto: Divulgação

Os paranaenses iniciaram o ano mais motivados a consumir. O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve elevação de 4,9% no primeiro mês de 2019, a maior alta em 11 meses. A pontuação está em 110,5 pontos.

Desde março de 2018 o índice não alcançava essa pontuação, motivada, em grande parte, pelas transições político-econômicas e de alguns resultados animadores obtidos pela economia brasileira em 2018, tais como a inflação de 3,75% – abaixo da meta de 4,5% –, estabilização da taxa de juros e expectativa de aumento no PIB de 1,5%.

Na comparação com janeiro do ano passado, a ICF cresceu 7,3%. E se mostra acima da média nacional, que marca 95,9 pontos, com elevação de 5,1% na variação mensal e de 14,7% na variação anual.

Dentro os componentes do indicador, praticamente todos tiveram avanço no começo deste ano, com destaque para Acesso ao Crédito (8,4%), Nível de Consumo Atual (8,3%), Perspectiva de Consumo (9%) e Momento para Compra de Bens Duráveis (10,6%). Estes são motivos de sobra para lojistas comemorarem e vislumbrarem aumento no volume de vendas.

Comparativo por renda

A elevação do indicador de consumo é mais notória entre as famílias com renda mensal superior a dez salários mínimos, que marca ICF de 114,5 pontos, aumento de 7,8% ante o mês anterior.

Entre as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos o indicador é de 109,6 pontos, com alta de 4,3% em comparação a dezembro de 2018.A

Fonte: Karla Santin/Fecomércio/PR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s