Horário de Verão termina à Zero Hora de domingo (17)

À zero hora de domingo, 17, chega ao fim o horário brasileiro de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora. O ajuste vale para o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O horário de verão esteve em vigor desde 4 de novembro e tem o objetivo de reduzir o consumo e a demanda de energia, porém sua eficiência vem sendo discutida nos últimos anos.               

Com o final do horário de verão o “horário de ponta” volta a ser calculado no período compreendido entre 18h e 21h. Consumidores com fornecimento de energia em alta tensão e consumidores que optaram pela “tarifa branca” pagam valores diferenciados de tarifas de acordo com o horário de utilização e devem ficar atentos à mudança. Para os consumidores com fornecimento em baixa tensão (residências e maior parte do comércio), com faturamento convencional, o horário de uso da energia não interfere na tarifa aplicada.

Janeiro registrou sucessivos recordes de consumo

As altas temperaturas registradas em todo o país no mês de janeiro contribuíram para o aumento de consumo de energia. O mês de janeiro teve o maior consumo de energia dos últimos cinco anos, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). Por três vezes no mês de janeiro o recorde de carga do Sistema Integrado Nacional (SIN) foi batido: nos dias 19, 23 e 30. No dia 30/01, às 15h50, a demanda máxima do SIN chegou a 90.525 megawatts.

Fonte: Cocel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s