87 ANOS DO SINDILEITE/PR: Num tempo em que Curitiba era rural

Na noite de segunda-feira (18/02), num concorrido evento realizado no auditório Mário de Mari, no Campus da Indústria, em Curitiba, com a presença de cerca de 400 convidados, o Sindicato da Industria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite/PR) comemorou aniversário de 87 anos de sua fundação. Na ocasião, foram prestadas homenagens a algumas personalidades e realizado o lançamento do livro sobre a história do sindicato. Quando o Sindileite foi constituído, a cidade de Curitiba possuía cerca de 100 mil habitantes, muitos dos quais, imigrantes europeus e a economia do município era baseada única e exclusivamente na atividade rural. Nos arredores da capital paranaense muitas granjas de leite e de hortifrutigranjeiros abasteciam as casas diariamente, através de carroças que circulavam por toda cidade. Esta foi a base que possibilitou a expansão da atividade leiteira para outras regiões do Paraná.

Data inicial– Na abertura do evento, o presidente executivo do Sindileite/PR, Wilson Thiesen fez um breve relato sobre alguns fatos interessantes e que marcaram esses anos todos de história. “inicialmente, tínhamos a informação de que o Sindileite havia sido constituído no dia 3 de fevereiro de 1939. Como não possuímos arquivos oficiais da época, nos baseamos no trecho de uma ata do Sindicato dos Fabricantes de Caramelo do Paraná, em cuja página 10 aparece um trecho sobre o “reconhecimento” do Sindileite no estado. Desde então, tomamos essa data como ponto de partida. A carta sindical foi expedida para o Sindileite em 31 de outubro de 1942”, lembra Thiesen.

Pesquisas– “Ao contratarmos um profissional jornalista para contar essa história, que seria dos 80 anos, para surpresa de todos, acabamos descobrindo, por meio de uma detalhada pesquisa junto à Biblioteca Nacional – Hemeroteca Digital, com o apoio do Centro de Memória da Federação da Indústrias do Paraná (Fiep), que a data de fundação do Sindileite na verdade é 22 de maio de 1932, com posse da diretoria no dia 12 de junho do mesmo ano. Essa informação oficial foi publicada no jornal O Dia, de Curitiba, em julho de 1932, inclusive com a composição da diretoria eleita. Portanto, neste ano de 2019, completamos 87 anos de história, o que, para nós, é motivo de muito orgulho”, destacou Thiesen.

Curitiba rural– De autoria do jornalista Samuel Milléo Filho, a publicação com 260 páginas inicia pela história do leite, desde as civilizações mais antigas e passa pela chegada dos imigrantes alemães menonitas na capital paranaense. “Famílias que se instalaram nos bairros do Boqueirão e Xaxim e dedicaram toda uma vida na vocação de produzir leite e distribuir diretamente nas casas dos curitibanos. Um profundo estudo de pesquisa mostra com fotos da época o quanto Curitiba foi uma cidade rural até o início da década de 1960. Nas pesquisas levantadas pelo escritor foi possível constatar que no mesmo ano que o Sindileite Paraná foi fundado, 1932, Curitiba tinha no cadastro municipal 1.029 carroças de 2 rodas com mola, 297 sem molas, 112 carroças de condução, 1.100 carroças de quatro rodas coloniais, totalizando 2.538 veículos de tração animal, contra apenas 933 automóveis e 30 motocicletas”, descreve Milléo.

Conquistas  O Sindileite foi um dos nove sindicatos que, no ano de 1943, fundaram a Fiep e é um dos mais antigos ainda em funcionamento. Para o presidente do Sindileite/PR, Marco Antônio Gallassini da Silva, “é importante deixar este registro em um livro sobre as lutas e conquistas. É uma referência para as futuras gerações. Histórias de pioneiros que também contribuíram para uma importante conquista para o setor: ter um órgão representativo e voltado aos interesses dos leiteiros particulares no passado e, hoje, em defesa de toda a cadeia, do produtor à indústria e consumo”, destacou.

Homenagens– Durante o evento foram prestadas homenagens de reconhecimento e de agradecimentos. A Cooperativa Agroindustrial Frísia, de Carambeí, fundada no ano de 1925 foi homenageada por ter sido a primeira indústria de leite instalada no Paraná, inicialmente com o nome de Batavo. A homenagem foi recebida pelo presidente, Renato Greidanus. João Manfredo Warkentin Siemens que conduziu o sindicato por quatro mandatos foi outro homenageado pela sua liderança sindical, produtor e ex-presidente da Clac – Cooperativa de Laticínios de Curitiba. Representando todos os produtores de leite do Paraná, Ronei Volpi foi o terceiro homenageado na noite de segunda-feira pelo sindicato, acompanhado de sua esposa e produtora, Maria Ely Volpi. Já o ex-governador, ex-secretário, ex-deputado e atual presidente do BRDE, Orlando Pessuti, foi o homenageado por todo seu apoio à causa do setor leiteiro, em especial, por ter presidido a Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa do Paraná na década de 1990 – CPI do Leite e que foi um divisor de água na relação entre produtores, indústria e varejo. O último homenageado foi o ex-presidente, Wilson Thiesen que recebeu da diretoria do sindicato uma placa de agradecimento pela sua dedicação no desenvolvimento do setor da indústria leiteira no Paraná e no Brasil.

Fiep– No final do evento, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Fiep, Edson Campagnolo, entregou ao presidente do Sindileite/PR, Marco Antônio Gallassini, uma placa pelos 87 anos de existência do sindicato, um dos nove que ajudaram a fundar a Fiep em 4 de dezembro de 1943. Prestigiaram o evento, o vice-governador Darci Piana, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o deputado estadual Wilmar Reichembach, os secretários, Norberto Ortigara, da agricultura, Reinhold Stephanes da Administração, o secretário de Abastecimento de Curitiba, Luiz Dâmaso Guzzi, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, os diretores do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta e João Gava, Alexandre Guerra, o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e demais convidados.

Apoio – O livro sobre os 87 anos do Sindileite/PR foi elaborado com apoio do Sistema Fiep e Sistema Ocepar.

Fonte: Ocepar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s