Ação conjunta com a Prefeitura de São Paulo ocorreu no centro da capital paulista nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira (20/3), a Receita Federal e a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), promoveram uma ação contra pirataria de brinquedos, no centro da capital paulista. Em análise preliminar, a Receita Federal estima que a operação resultou na apreensão de mais de R$ 10 milhões em brinquedos. Mais de um caminhão repleto de mercadorias apreendidas foram em direção ao Depósito da Receita Federal.
A ação desta quarta-feira se concentrou em três galerias em região de comércio popular em São Paulo. Cerca de 70 boxes foram vistoriados, além de depósitos. Apesar de terem como principal atividade a venda de brinquedos, alguns desses boxes também comercializam outros tipos de produtos, entre eles bolsas, mochilas e roupas.
O consumo de brinquedos falsificados pode provocar danos à saúde das crianças, como risco de sufocamento, perfuração de pele e ingestão de pequenas peças. O comércio ilegal também prejudica a indústria nacional, a geração de empregos formais e a arrecadação.
Fonte: Receita Federal