Europa conta com primeira instalação para a reutilização direta de água

“O tratamento destinado à reutilização direta da água na Europa utiliza as tecnologias de ultrafiltração e osmose reversa”

europa-reutilizacao-direta-agua
(da esquerda para a direita) Bogdan Serban, CEO da Apatec, M. Robert Dennewald, CEO da Apatec, Peter Asteberg, gerente de projetos da Mörbylånga, Janine Finck, embaixadora do Luxemburgo na Suécia, Príncipe Félix do Luxemburgo, princesa Victoria da Suécia, Thomas Carlzon, governador da lula.

Em 12 de julho de 2019, foi inaugurada em Mörbylånga, na ilha de Öland, na Suécia, uma estação de produção de água doce a partir de água salobra e águas residuais industriais tratadas. 

A cerimônia contou com a presença da princesa Victoria da Suécia e do príncipe Félix do Luxemburgo.Com o comissionamento da planta construída pela empresa luxemburguesa Apateq, o município de Mörbylånga quer superar seu até então crescente gargalo no fornecimento de água, especialmente nos meses de verão. 

A crescente demanda de água pelos turistas que passavam as férias de verão em Öland, assim como na indústria doméstica, significava que no passado a água doce dos navios-tanque deveria ser transportada do continente para a ilha.

Na nova fábrica, a água salobra e a água de processo pré-tratada da indústria são preparadas para a água doce. Isso é possível graças à combinação de diferentes técnicas de processamento da Apateq, incluindo software personalizado, desenvolvido ao longo dos anos. Este último permite adaptar automaticamente a operação do sistema a diferentes qualidades da água bruta.

Tecnologias utilizadas no tratamento

O tratamento da água ocorre em um novo prédio especialmente criado. A água bruta passa por um estágio de pré-tratamento, seguido por um estágio de ultrafiltração e osmose reversa. O permeado de osmose reversa é desinfetado e remineralizado de acordo com os regulamentos suecos e internacionais de água potável. A planta foi projetada para uma capacidade de 500 – 4.000 m3/d, dependendo da estação.

Segundo o diretor técnico da Apatec, Ulrich, Bäuerle, a fábrica construída em Mörbylånga é a primeira em sua forma na Europa. Até agora, foram instalados sistemas de reutilização direta de águas residuais na Namíbia e nos EUA. Em vista dos desafios colocados pelo crescimento populacional e pelas mudanças climáticas, os sistemas inteligentes de recuperação de água se tornariam cada vez mais importantes no futuro.

Fonte: GWF Wasser Abwasser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s