Aneel pode adotar projetos de inovação tecnológica do Paraná

Diretores da Aneel conheceram as inovações que a Copel está implementando nas redes de distribuição no Paraná. O diretor Sandoval de Araújo Feitosa Neto disse que é intenção da Agência adotar o projeto de medidores inteligentes para fomentar nacionalmente novas tecnologias na área de distribuição.

Uma comitiva de diretores e superintendentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) conheceram nesta semana as inovações que a Copel está implementando em suas redes de distribuição no Paraná. A visita começou na segunda (18) em Ipiranga – primeira cidade do Brasil com medidores de energia inteligentes – e terminou na terça (19) no Smart Copel, agência modelo e centro de operações integrado da Companhia. O governador em exercício Darci Piana recebeu a comitiva nesta terça-feira no Palácio Iguaçu.

As 5 mil unidades consumidoras urbanas e rurais de Ipiranga, a 175 quilômetros de Curitiba, contam com medidores inteligentes há pouco mais de um ano.

Segundo o diretor da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, o projeto-piloto vem ao encontro da intenção da agência reguladora de fomentar novas tecnologias na área de distribuição de energia.

Em Ipiranga, a comitiva colheu importantes argumentos para implantação de smarts grids no sistema elétrico brasileiro. O diretor de distribuição da Copel, Maximiliano Orfali, apresentou números colhidos no projeto-piloto, como a melhora de 42% na qualidade de fornecimento de energia, redução de 70% no custo operacional da empresa na cidade e 8 mil ligações a menos, anualmente, no atendimento telefônico.

Além dos resultados, Orfali também apresentou a nova funcionalidade de medição inteligente que entrará em funcionamento em dezembro no aplicativo Copel Mobile. Com ela, os clientes de Ipiranga poderão avaliar a curva de consumo de energia a cada 15 minutos, o que vai permitir ao consumidor decidir se prefere migrar para uma modalidade tarifária diferente, e se os registros de consumo condizem com o uso que ele faz de energia.

AGÊNCIA MODELO – Na visita ao Smart Copel, os membros da comitiva da Aneel conheceram uma modalidade de atendimento pioneira no Brasil, na qual o cliente é encaminhado prioritariamente, por meio de autoatendimento, ao ambiente – automatizado ou presencial – mais adequado à sua necessidade. No mesmo local, visitaram o centro de operações da distribuição e o setor de telemedição, que controla os medidores inteligentes de energia implantados em Ipiranga.

O diretor de distribuição apresentou também o recém-lançado programa Transformação, que prevê mais de R$ 3 bilhões em investimentos até 2025.

O programa se divide em três projetos: Smart Grid, uma expansão do projeto-piloto de Ipiranga para as regiões Sul e Sudoeste do Estado, o Paraná Trifásico, que prevê o trifaseamento e interligação de 25 mil quilômetros de rede de energia rural do Paraná, e o Confiabilidade Total, projeto de automação de redes, construção de subestações e novos circuitos.

“A Copel vai conhecer um salto de desempenho com a implantação destas tecnologias. A empresa está na vanguarda e sendo realmente preparada para o futuro”, afirmou o diretor da Aneel, Feitosa Neto. O superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da Aneel, Carlos Alberto Calixto Mattar, também apontou que a Copel está desbravando o que será o futuro do setor elétrico brasileiro.

“A visita dos representantes de distribuição da Aneel ao nosso Estado foi extremamente satisfatória. Discutimos assuntos que serão o futuro do setor de energia, principalmente no que concerne à sua regulação”, afirmou Orfali.

Além de Feitosa Neto e Mattar, estiveram na Copel o assessor de diretoria, Daniel Vieria, o superintente de Mediação Administrativa, Ouvidora Setorial e Participação Pública, André Ruelli, e o superintendente ajunto de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, Paulo Luciano de Carvalho.

Fonte: Copel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s