A Importância do tratamento de efluentes orgânicos e industriais como mecanismo de reaproveitamento de água em indústrias

Resumo

O atual processo de tratamento de efluentes praticado pela empresa das baterias Moura envolve preocupações em atender a legislação ambiental e estar inserida nas empresas com responsabilidade social na reutilização da água. Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais críticos e freqüentes, principalmente devido ao desmedido crescimento populacional e aumento da atividade industrial. A contaminação de águas naturais tem sido um dos grandes problemas da sociedade moderna. A economia de água em processos produtivos vem ganhando atenção pelo valor agregado que tem sido atribuído a este bem. Dentro desse cenário a empresa Moura, objeto deste artigo, no seu parque industrial instalou uma estrutura para tratar seus efluentes, os quais quando não corretamente tratados, podem causar sérios problemas de contaminação ambiental. Com isso ressaltamos que a empresa Moura constrói sua responsabilidade social na definição de hábitos e costumes utilizados por eles no tratamento de efluentes orgânicos e industriais e assim influenciando no processo de desenvolvimento econômico sustentável de nossa região e consequentemente no país.

Introdução

Este trabalho visa analisar como a empresa Moura trata seus efluentes, principalmente a água que é um recurso cada vez mais escasso, seja pelo crescimento populacional, com aumento da demanda, seja pela redução da oferta, especialmente pela poluição dos mananciais. Conseqüentemente, o preço teórico da água tende a elevar-se. No contexto de escassez de água que atinge várias regiões do Brasil, associada aos problemas de qualidade da água, surge como alternativa potencial de racionalização, a reutilização da água para vários usos.

A Moura foi fundada em 1957, na cidade de Belo Jardim (PE), onde a produção inicial era de 50 baterias/mês. Com mais de 50 anos e uma capacidade de produção de cinco milhões de baterias por ano, a Moura possui cinco plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de 60 centros de distribuição comercial no Brasil, além de um centro avançado na Argentina e unidades independentes que atendem toda região do MERCOSUL e parte do continente europeu.

A escassez dos recursos naturais tem levado a leis ambientais cada vez mais rígidas, e os custos envolvidos com o uso destes recursos vêm se tornando mais crescentes no setor industrial, levando as indústrias a buscar alternativas que minimizem estes custos procurando desta forma reduzir os impactos ambientais.

Com a globalização do mercado, aliada à escassez de alguns recursos naturais como a água, e à crescente exigência por processos ambientalmente corretos torna imprescindível o uso racional destes recursos naturais. As indústrias e o mercado necessitam adaptarem-se cada vez mais rápido às tendências mundiais e as constantes mudanças nos conceitos de gestão, a fim de estarem prontas para as oportunidades que são criadas com a introdução de novas tecnologias, de novas idéias e de novos valores para os produtos.

No presente trabalho, serão apresentados todos os procedimentos realizados por esta indústria para adequação e melhoria dos tratamentos dos seus efluentes orgânicos e industriais com os seguintes objetivos: Melhor aproveitamento da área do tratamento; Eliminação de odores causados pelo tratamento: Equacionar a capacidade de tratamento das lagoas; Individualizar as funções das lagoas em acordo as normas de tratamento; Obtenção de uma água pós-tratamento de melhor qualidade para reaproveitamento pela indústria Eliminação de sais do efluente industrial tratado e Prevenção da poluição. Por fim faremos sugestões propositivas para análise da empresa bem como poderá subsidiar trabalhos acadêmicos na área ambiental.

Autores: Nyadja Menezes e George Ramos.

Fonte: Tratamento de Água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s