Sanepar divulga tabela de rodízio na RMC até dia 17

Com estiagem severa que afeta o Paraná nos últimos meses, Sanepar mantém sistema de rodízio no abastecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana. Nesta semana, o nível do Rio Miringuava caiu para menos de 30%, o que levou a empresa a intensificar o rodízio nas regiões abastecidas pelos reservatórios Arujá e Aeroporto. Esses bairros passam a receber água em dias alternados.

A Sanepar alerta para a importância do uso racional. Enquanto persistir a estiagem a água deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

Confira a tabela.

DICAS DE CONSUMO
– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

– Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

CAIXA D´ÁGUA – Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, não segundo a recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo, em casos de interrupção do abastecimento.

AVISOS POR SMS – A Sanepar envia SMS (mensagem de texto para o celular) com avisos de falta de água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula.

Fonte: Sanepar

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