CNC aponta queda histórica da confiança do comércio em maio

Crédito: Ascom/CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, registrou em maio sua maior queda mensal desde o início da realização da pesquisa, em março de 2011. O indicador caiu 20,9%, em sua terceira retração consecutiva.

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (02), o ICEC de maio ficou com 94,5 pontos e atingiu o menor nível desde setembro de 2016, chegando à zona de avaliação negativa, que é abaixo de 100 pontos. O resultado, de acordo com a CNC, foi influenciado pelos impactos econômicos do novo coronavírus. Em relação ao mesmo período do ano passado, a redução foi de 22,8%.

CNC: confiança do empresário do comércio cai 20,9 de abril para maio

O item que mede o sentimento dos comerciantes referente à economia recuou 32,8% com relação a abril, registrando a maior redução na comparação com o mês anterior e atingindo 62,5 pontos, o menor patamar desde setembro de 2018. Além disso, para 67,2% dos entrevistados, a situação econômica atual está pior do que há um ano. É a maior proporção de avaliação negativa desde novembro de 2018.

Para a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, o ICEC de maio confirma uma deterioração rápida e expressiva nas expectativas, principalmente em relação ao desemprenho econômico nos próximos meses. Ela chama atenção para o aumento no número de empresários que afirmaram ter intenção de reduzir o quadro de funcionários.

Izis também destaca o aumento do percentual de empresários dispostos a reduzir os investimentos: de 58,8%, ante 49,2%, em abril e de 46,8% em março. E avalia que a dificuldade de acesso ao crédito está fazendo com que cada vez mais comerciantes diminuam os planos de investimentos nas empresas.

Fonte: Cristiane Ribeiro/Radioagência/EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s