Programa Centelha investirá R$ 1,8 milhão em até 30 projetos inovadores, no Paraná

Iniciativa promovida pela Fundação Araucária oferece capacitações, recursos e suporte a ideias inovadoras

As inscrições para o Programa Centelha Paraná 2020, que financia ideias e empreendimentos inovadores serão abertas na próxima segunda-feira, dia 29. A iniciativa, que no Paraná é promovida pela Fundação Araucária, vai financiar até 30 novos projetos inovadores com até R$ 60 mil cada. O edital completo pode ser conferido aqui e as inscrições vão até 31 de julho.

O coordenador estadual do projeto startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, detalha o objetivo do edital.

“Existem muitas opções de investimentos para empresas que já apresentam um ciclo de crescimento mais avançado e que possuem uma carteira fixa de clientes, mas nem sempre para aquelas que estão em fase de projeto ou em estágio inicial. Esse edital é um excelente incentivo para o fomento e desenvolvimento de startups e negócios inovadores”, pondera.

O processo de seleção envolve três etapas de seleção até a escolha final de até 30 projetos. A primeira fase inclui aspectos ligados à elaboração de ideias inovadoras, a segunda diz respeito à proposta com foco na viabilidade e desenvolvimento do empreendimento e, a terceira, trata do cronograma físico financeiro da proposta e da aplicação dos recursos.

Além dos investimentos, os selecionados receberão suporte e capacitações gratuitas ao longo do processo. Os projetos deverão se encaixar dentro das áreas temáticas de automação; Big data; biotecnologia e genética; blockchain; design; eletroeletrônica; geoengenharia; inteligência artificial e machine learning; internet das coisas (IoT); manufatura avançada e robótica; mecânica e mecatrônica; nanotecnologia; química e novos materiais; realidade aumentada; realidade virtual; segurança, privacidade e dados; tecnologia social; tecnologia da informação; e Telecomunicação. O edital ainda assinala quais são os setores prioritários.

Será possível participar apenas com a inscrição de uma ideia inovadora, sem que haja necessariamente uma empresa. Os donos de microempresas e empresas de pequeno porte poderão participar apenas se o CNPJ tiver sido aberto até 12 meses antes da abertura do edital.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e operado pela Fundação CERTI. A iniciativa que recebe o apoio do Sebrae/PR já foi realizada em outros 21 estados do país. Ao todo foram mais de 19 mil participantes e mais de 14 mil projetos cadastrados.

Para mais informações acesse o site do Programa Centelha Paraná.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s