
Como em maio, a indústria em junho dá novos sinais de recuperação, após os fortes impactos da pandemia em abril. A produção aumentou frente ao mês anterior e a ociosidade continuou em trajetória de queda.
Apesar do melhor desempenho nos últimos meses, os impactos da pandemia sobre a atividade industrial ainda são visíveis. A ociosidade continua elevada.
A falta de demanda segue como o maior problema enfrentado pela indústria no trimestre, e problemas como falta/alto custo das matérias-primas e inadimplência dos clientes ganharam mais importância. Além disso, a insatisfação com o lucro aumentou, assim como a dificuldade de acesso ao crédito.
Nesse cenário, a intenção de investir segue baixa. Por outro lado, o empresário retomou o otimismo; após três meses de expectativas negativas, empresários industriais voltam a esperar aumento da demanda, emprego, exportações e compras de matérias-primas nos próximos seis meses.
Acesse o relatório completo e dados por porte da empresa, setor de atividade e região geográfica em www.cni.com.br/sondindustrial.
Gerência Executiva de Economia
Fonte: Confederação Nacional da Indústria