Instituto Paranaense de Reciclagem realiza webinar para debater os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), promoverá no próximo dia 13 de agosto, a partir das 16h30, o webinar “Uma década da PNRS: os avanços da logística reversa no Paraná”. Durante o evento, o advogado Alessandro Panasolo e o engenheiro Fernando Bunn falarão sobre o histórico da PNRS (Lei nº 12.305/2010), seus principais impactos para a sociedade e o setor produtivo e a evolução das ações para a implantação da logística reversa.

A transmissão gratuita acontecerá ao vivo no canal do YouTube do InPAR e é destinada a profissionais e especialistas de temas relacionados à gestão de resíduos sólidos, reciclagem e meio ambiente e demais interessados no tema.

O advogado Alessandro Panasolo é sócio do escritório De Paola & Panasolo Advogados Associados, com especialização em direito ambiental e mestrado e doutorado em engenharia ambiental. Também é professor de direito ambiental de pós-graduação em diversas instituições. Também estará presente no debate Fernando Bunn, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos do Instituto Água e Terra, que pertence ao Governo do Estado do Paraná. Fernando é formado em engenharia ambiental, com mestrado em engenharia de recursos hídricos e ambiental, e possui atuação em empresas privadas, na Fiep e na Prefeitura Municipal de Quatro Barras.

A Lei Federal nº 12.305/2010, que completa dez anos no dia 2 de agosto, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, representando um marco para a legislação ambiental no país. Neste sentido, o trabalho do InPAR é desenvolver projetos, programas e planos de trabalho específicos que possam ir ao encontro da temática.

“Ao longo desses dez anos de PNRS tivemos transformações importantes em relação a questões ligadas à logística reversa e à reciclagem. Esses são temas que impactam o cotidiano de grandes indústrias, profissionais da cadeia produtiva e a população em geral. O objetivo desse encontro é debater alguns desses avanços, as necessidades de melhorias e o cenário da gestão de resíduos sólidos no Paraná”, afirma o membro do comitê técnico do InPAR, Paulo Moura.

O encontro é o segundo webinar realizado pelo InPAR para discutir a gestão de resíduos sólidos, a reciclagem e a logística reversa. No dia 16 de junho o advogado Fabricio Soler e o engenheiro Edy Merendino debateram os “Desafios e perspectivas para a reciclagem e logística reversa no pós-pandemia”. Confira o evento completo no canal do YouTube do InPAR.

Sobre o InPAR

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) é uma instituição que tem o propósito de operacionalizar um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo, visando atender a legislação vigente no âmbito estadual e federal. Fundado por seis sindicatos industriais (Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep), com o apoio da Fiep.

Fonte: InPAR/FIEP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s