Journal ‘Plos Biology’ – divulga Ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo

Journal Plos Biology publicou, em 16 de outubro, o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas (artigo em anexo). A pesquisa foi realizada por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), liderada por John Ioannidis. O banco de dados descreve os principais cientistas do mundo com base em métricas de citação padronizadas, como informações sobre citações, índice H, coautoria e um indicador composto.

Para o estudo foram usadas citações da base de dados Scopus, atualizando a posição dos cientistas em dois rankings:  1) o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e;

2) o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso o ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019).

Em um universo de quase 7 milhões de cientistas, os dados presentes nas tabelas incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos de acordo com o índice de citação composta (quando as autocitações são incluídas e/ou quando não são incluídas). Além disso, nessa atualização, as Tabelas S6 e S7 também incluem cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice composto, mas estão entre os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal.

Outro novo recurso nesta atualização é que as Tabelas S6 e S7 incluem novas colunas mostrando para cada cientista a classificação de seu índice de citação composto dentro de sua disciplina de subcampo e o número total de autores dentro da disciplina de subcampo. Essa extensão permite a inclusão de amostras mais abrangentes dos cientistas mais citados para campos que têm baixas densidades de citação e, portanto, seriam menos prováveis de serem encontrados nos 100.000 principais quando todos os campos científicos são examinados juntos. As comparações de métricas de citação são mais significativas quando feitas na mesma subdisciplina.

Dentre esses 100 mil cientistas mais influentes do mundo, 600 são do Brasil