Instituto Paranaense de Reciclagem lança “Selo” que informa investimentos em empresas de logística reversa

O Selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente” é destinado a todas as indústrias paranaenses associadas ao instituto

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) desenvolveu e acaba de lançar o selo “Reciclar é Preciso – Empresa Amiga do Meio Ambiente” para utilização por todas as empresas associadas à entidade. O objetivo é que as indústrias possam divulgar aos consumidores que a empresa realiza efetivamente investimentos na destinação correta de embalagens pós-consumo e na estruturação da cadeia da logística reversa no Paraná e no Brasil.

A logomarca não configura uma certificação oficial por parte de órgão regulador, mas se trata de um selo informativo que informa o público sobre o investimento da empresa em práticas de respeito ao meio ambiente. As indústrias de todas as regiões do estado já podem vincular o selo em suas embalagens, exclusivo para o uso de associados do InPAR.

O selo do InPAR oferece a oportunidade para a empresa de comunicar a sua preocupação com o meio ambiente e os seus investimentos em atitudes sustentáveis, o que agrega ainda mais valor e credibilidade aos seus produtos”, explica Gustavo Fanaya, executivo do InPAR. O selo também visa informar que a empresa realiza a logística reversa em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A logística reversa é um dos instrumentos previstos na PNRS, baseado em um conjunto de iniciativas que visam viabilizar a restituição dos resíduos pós-consumo ao processo produtivo, ou seja, fazer com que as embalagens descartadas sejam transformadas em matéria-prima para a indústria ou invés de poluir o meio ambiente. Para agilizar o atendimento as exigências da PNLS as indústrias têm a opção se associarem a entidades gestoras que realizem esses investimentos de forma agregada, como é o caso do InPAR.

Sobre o InPAR

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) é uma instituição que tem o propósito de operacionalizar um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo, visando atender a legislação vigente no âmbito estadual e federal. Fundado por seis sindicatos industriais: Sincabima (massas, doces, biscoitos e conservas), Sindicarne, Sindiavipar (carne de aves), Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep (panificação) além da FIEP. Hoje conta também com a adesão institucional do Sindicosméticos, Siapar (açúcar) e Associação Comercial do Paraná.

Fonte: Imprensa/InPAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s