Cirurgias menos invasivas são importantes para diminuir tempo de permanência em UTIs

Foto: divulgação/Hospital Universitário Cajuru

Para diminuir o tempo de permanência em UTI’s em meio a pandemia, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orientou recentemente que os procedimentos cirúrgicos devem ser menos invasivos para reduzir o tempo de internação no pós-operatório.

Um exemplo é uma cirurgia de remoção do tumor de hipófise, que foi realizada pelo SUS no Hospital Cajuru, em Curitiba, e envolve equipamentos de alta tecnologia. Este tipo de tumor cerebral que, por comprimir estruturas do cérebro, pode levar o paciente a problemas de visão e alterações hormonais.

Essa doença causa acromegalia, que segundo o neurocirurgião Carlos Alberto Mattozo, significa o aumento das extremidades, como mãos e pés.

Na cirurgia menos invasiva, o acesso ao tumor localizado no cérebro é feito pelo nariz, utilizando um sistema de vídeo. É essa técnica que faz com que o tempo de recuperação no pós-operatório seja menor.

Mattozo falou sobre um paciente que passou por essa cirurgia e não precisou ir para a UTI.

A cirurgia fez a diferença na vida da costureira de Paranavaí, Marilza Aparecida, que descobriu o tumor de hipófise ao fazer uma consulta de rotina com o otorrinolaringologista. Por causa da produção excessiva do hormônio do crescimento, ela não conseguia nem mexer os dedos.

O joelho e o nariz ficavam muito inchados e ela tinha até dificuldade para falar por causa do inchaço na língua e garganta.

Após muitas tentativas e encaminhamentos para realizar a cirurgia, a moradora de Paranavaí viajou para Curitiba para realizar o procedimento no Hospital Universitário Cajuru. A neurocirurgia foi feita 100% pelo SUS.

A paciente também revela as principais mudanças após a cirurgia. Hoje ela consegue se movimentar com mais facilidade e até a fala melhorou. Pequenas coisas, como colocar um sapato são possíveis hoje, porque antes tudo era muito inchado, o que dificultava bastante.

Reportagem: Fernanda Scholze

Fonte: Band News-FM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s