FIEP realiza aula inaugural que marca o início da nova etapa do Projeto Soldado Cidadão

Iniciativa do Sistema Fiep e do Exército possibilitará qualificação profissional a 30 soldados e cabos, que realização formação prática em indústrias parceiras

O presidente do Sistema Fiep fala durante a aula inaugural do projeto (Foto: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep e o Exército Brasileiro realizaram nesta quarta-feira (29), em Curitiba, a aula inaugural da nova etapa do projeto Soldado Cidadão. Pela iniciativa, soldados e cabos em período de serviço militar recebem capacitação profissional ofertada pelo Senai, ampliando suas oportunidades de emprego ao voltarem para a vida civil. Um diferencial desta nova etapa é a maior integração com indústrias da capital e região, que receberão os participantes para a realização da parte prática da formação.

Inicialmente, trinta jovens receberão a qualificação profissional em Operador de Processo de Produção. Com início na próxima segunda-feira (4) e duração de 160 horas, que serão ministradas em 40 dias úteis, a formação contempla oito horas de atividades diárias: quatro de aulas teóricas, realizadas dentro do Exército por técnicos do Senai, e quatro de atividades práticas em indústrias parceiras. As empresas terão como responsabilidade fornecer alimentação e transporte para os militares durante o curso, podendo vir a contratá-los quando de sua saída do Exército.

“A qualificação profissional é um bem que vai perdurar com esses jovens por toda a vida”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. “A qualificação dos soldados já foi feita no passado, mas queremos que esta nova etapa seja a indução de uma rotina para o que faremos daqui em diante. No Senai, temos muitas qualificações e os alunos vão poder observar as oportunidades para suas carreiras que existem na indústria”, completou, ressaltando ainda a importância da participação das indústrias parceiras no projeto. Após o encerramento dessa primeira turma, Sistema Fiep e Exército farão uma avaliação do programa, com a possibilidade de ampliação para as demais regiões do estado.

Já o general de divisão Fábio Benvenutti Castro, comandante da 5ª Divisão do Exército, que abrange Paraná e Santa Catarina, destacou a importância do projeto para a formação dos jovens. “A formação nossa em termos de conhecimento, em termos de capacitação e em termos pessoais, não termina nunca. Esses jovens, eu tenho certeza, com a base que nós proporcionamos em termos de valores no Exército Brasileiro e com a base técnica em alinhamento com os valores que o Senai vai fornecer a eles, vão continuar nesse aperfeiçoamento”, declarou.

A aula inaugural contou ainda com a participação de empresários e representantes das indústrias que vão receber os alunos. Nelson Hubner, da Hubner Indústria Mecânica Ltda., falou em nome das empresas, relembrando sua trajetória profissional, que começou com uma formação do Senai. “Assim como aconteceu comigo, esse curso de algumas horas vai dar a base técnica e a habilidade prática para quando os soldados estiverem nas nossas empresas, onde vão angariar muito mais conhecimento”, afirmou o industrial, que é também o coordenador do Conselho Temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Comdefesa) da Fiep.

Também participaram do evento o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), Alaides Francisco de Oliveira, e representantes das seguintes empresas parceiras do projeto: Brafer Construções Metálicas S/A, Denso do Brasil Ltda., Indumec Indústria Mecânica Ltda., Metalus Indústria Mecânica Ltda., Trützschler Indústria e Comércio de Máquinas Ltda., WHB Automotive, Metalkraft S.A., Vetore Indústria e Comércio de Autopeças Ltda., Minatti Fundição e Pastre Indústria Metalúrgica.

Fonte: Agência FIEP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s