Confiança da indústria recuou levemente em março, aponta CNI

A indústria segue confiante, apesar da queda em relação a fevereiro deste ano, e o indicador está maior do que mesmo período de 2021.

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) recuou 0,4 ponto em março de 2022, de 55,8 pontos para 55,4 pontos. O resultado demonstra leve queda da confiança em relação a fevereiro. Apesar da queda, a indústria segue confiante em março de 2022, pois segue acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. Foram entrevistadas 1.617 empresas, entre 3 e 9 de março de 2022.

O gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, explica que o ICEI é a média de dois componentes: índice de Condições Atuais e o índice de Expectativas, que olha para os próximos seis meses. O que explica a confiança do empresário industrial é a visão de médio prazo. O Índice de Expectativas caiu 0,6 ponto, para 58,6 pontos, indicando expectativas ainda otimistas para os próximos seis meses, porém um pouco mais fracas e menos disseminadas que em fevereiro.

A percepção da indústria em relação às condições atuais da economia brasileira, no entanto, segue negativa pelo sétimo mês consecutivo. “E nesse mês, também passou para o campo negativo a percepção das condições atuais das próprias empresas por parte dos empresários”, explica o economista.

Foto: Shutterstock

Fonte: Agência CNI de Noticias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s