Desafio Brasil seleciona projetos de inovação tecnológica para final nacional

Brasília – Tem início nesta segunda-feira (10) a etapa final regional do Desafio Brasil, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a maior competição entre projetos de inovação tecnológica de empreendedores e empresas iniciantes de todo o País. O programa, patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), irá selecionar startups para participar da etapa final nacional, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo.

Até o dia 25 de setembro, serão realizadas 12 seleções regionais que contemplam projetos dos 26 estados e do Distrito Federal. Os projetos concorrentes são avaliados por profissionais reconhecidos, de acordo com quesitos como viabilidade do negócio, grau de inovação e aplicação de tecnologia, atratividade para investimentos e, fundamentalmente, viabilidade em tornar-se um negócio global.

Premiação

A premiação para os vencedores da etapa final nacional inclui assessoria jurídica, consultoria em plano de negócios e a chance de participar de projetos de aceleradoras e incubadoras, no Brasil e no exterior. Duas startups nacionais também serão selecionadas para representar o País, com todas as despesas pagas, no Intel Global Challenge 2012 at UC Berkeley – competição mundial da Intel, empresa de tecnologia que também patrocina o evento, entre startups, que acontece, na Califórnia, EUA, concorrendo a prêmios em dinheiro, exposição em mídias internacionais e acesso a fundos internacionais de venture capital.

Na etapa regional, a startup mais bem avaliada terá as passagens e hospedagens de dois de seus componentes pagas para participarem da Feedback Sessions, Semifinal e Final Nacional em São Paulo e poderão participar da iniciativa Meet the Venture Capitalist. Além disso, as startups classificadas para essa etapa terão a oportunidade de enviar material e apresentações para os times de avaliação das aceleradoras internacionais Plug and Play Tech Center e 21212. A Plug and Play oferecerá duas vagas exclusivas para Startups do Desafio Brasil para programa de aceleração com 3 meses de duração na Califórnia, EUA. A 21212, por sua vez, também propõe 2 vagas para Startups do Desafio Brasil participarem de seu processo de aceleração.

Desafio Brasil

Em sua sétima edição, o Desafio Brasil conta com a participação de mais de 1.300 startups, apresentando um crescimento de 435% das inscrições do seu ano inicial, oferecendo um total superior a R$ 700.000 em prêmios aos empreendedores.

O Desafio Brasil, é um programa realizado pelo GVcepe – Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da Fundação Getúlio Vargas – EAESP, oferecido pela Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Intel Brasil, Telefonica, Visa e com apoio da Fapeam e Sebrae.

Acesse o site do Desafio Brasil


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC