AEB realizou seminário sobre exportação de serviços de engenharia na CNC

No dia 24 de novembro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Centro do Rio de Janeiro, recebeu o seminário Exportação de Serviços de Engenharia, Onde O Futuro Sempre Está Presente.

Organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o evento contou com palestrantes dos Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), BNDES, Apex-Brasil, Banco do Brasil, Apeop e Valora.

O objetivo do seminário foi de destacar a importância do crescimento da exportação brasileira de bens e serviços nos últimos anos – os negócios com outros países ligados a projetos de infraestrutura alavancam serviços que vão desde serviços de gestão e consultoria até obras propriamente ditas.

O presidente da AEB, Benedicto Fonseca Moreira, abriu o seminário destacando uma luta antiga da Associação: a busca por uma política de exportação de serviços que possibilite maior inserção dos serviços brasileiros no mercado internacional. “A política de comércio exterior brasileira não existe. Insistimos, há mais de uma década, neste ponto. Podemos vender melhor nossos serviços, o Brasil é altamente competitivo”, afirmou Moreira.

O seminário teve as participações de Renato Lins Sucupira, sócio-diretor da Valora Assessoria Financeira; Luciene Ferreira Machado, superintendente da Área de Comércio Exterior do BNDES; Edson Lupatini Junior, secretário de Comércio e Serviços do MDIC; Luiz Cláudio Martins Jordão, diretor de Financiamentos Estruturados da Construtora Andrade Gutierrez; Antônio Orlando Volpato, gerente Geral da APEOP (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), Gustavo Iamin. gerente de Divisão do Banco do Brasil; Luiz Fernando Pires Augusto, secretário Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e Membro do COFIG; e Maurício Borges, diretor da Apex-Brasil.

Fonte: CNC