Construção civil cresce pelo nono mês consecutivo

Brasília – A atividade da construção civil manteve-se em expansão, em outubro último, pelo nono mês consecutivo, revela a Sondagem da Construção Civil mensal, divulgada nesta sexta-feira, 26 de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) . O índice do nível de atividade permaneceu em 53,8 pontos, idêntico ao índice de setembro. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Valores acima de 50 pontos indicam crescimento ou expectativas positivas.

Segundo a Sondagem, o setor continuou aquecido, ou seja, o nível de atividade está acima do usual nos meses de outubro. O índice que compara o nível de atividade efetivo com o habitual ficou em 54,1 pontos, bem acima dos 50 pontos.

Diz a pesquisa da CNI que “o crescimento da atividade do setor é sustentado pelas grandes empresas, com indicador de 58 pontos, uma vez que os ritmos de crescimento das médias empresas (com 51,5 pontos) e das pequenas (52 pontos) foram mais modestos (quanto mais próximos de 50 pontos, menor a intensidade do crescimento)”.

Em novembro, embora menores do que em outubro, as expectativas dos empresários da construção civil continuam altamente otimistas, tanto sobre o nível de atividade (59,5 pontos), quanto sobre novos empreendimentos e serviços (60,2 pontos) e compras de insumos e matérias-primas (58,7 pontos).

A Sondagem da Construção Civil foi realizada entre 29 de outubro e o dia 19 último, com 423 empresas, das quais 198 pequenas, 169 de médio porte e 56 grandes.
Leia Sondagem da Construção Civil