Plaenge vence o Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2010

Construtora premiada é reconhecida pelo empenho na busca por excelência em qualidade, segurança no trabalho e respeito ao meio ambiente; iniciativa, voltada para o setor da construção civil, é inédita no Brasil

A Plaenge Empreendimentos é a empresa vencedora do Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2010. O diretor da empresa, Leonardo Fabian, recebeu os cumprimentos e a entrega do título, que aconteceu durante evento, na última quarta-feira, dia 24, no Moinho Vermelho, em Maringá, noroeste do Paraná. Cerca de 500 pessoas, entre empresários, representantes de entidades e autoridades públicas, participaram da solenidade voltada para o setor da construção civil.

O Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2010 foi disputado por 21 construtoras de Maringá e Região, e é inédito no Brasil por somar três critérios de avaliação: qualidade em gestão; segurança no trabalho; e manejo correto de resíduos sólidos. A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR), em parceria com o Sebrae/PR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR).

De acordo com Leonardo Fabian, a Plaenge Empreendimentos está em Maringá há dois anos e, apesar do pouco tempo de atuação, a equipe tem atingido níveis de qualidade surpreendentes. “Sempre buscamos trabalhar com qualidade e respeito aos clientes, funcionários e meio ambiente. Receber o reconhecimento pelo nosso emprenho é muito gratificante”, afirmou Leonardo Fabian.

Durante o discurso, o diretor da Plaenge parabenizou as entidades que tiveram a iniciativa de realizar o Prêmio porque, segundo ele, estão sempre trabalhando em prol do desenvolvimento e crescimento sustentável do setor em Maringá e Região. Leonardo Fabian também agradeceu a comissão avaliadora. “Penso que não deve ter sido fácil escolher uma empresa vencedora, já que a cidade conta com muitas construtoras de qualidade”, destacou.

Com sede em Londrina e há 40 anos no mercado, a Plaenge Empreendimentos se instalou em Maringá em 2008 e, hoje, atua em nove cidades do País e em 13 do Chile. O grupo emprega 1.100 funcionários e mais 2 mil profissionais terceirizados.

O gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, disse que o processo de avaliação foi tarefa difícil, já que as empresas conquistaram boa pontuação. “A Plaenge ganhou porque foi mais detalhista na aplicação dos três quesitos exigidos e, por isso, acabou levando vantagem”, comentou Luiz Carlos da Silva.

O presidente do Sinduscon-NOR/PR, Marcos Mauro de Araujo Filho, acrescentou que a premiação teve a intenção de coroar os resultados positivos do trabalho de aperfeiçoamento realizado junto às empresas de construção civil, nos últimos anos, por meio de projetos de capacitação e de incentivo pela busca por excelência.

“Quando anunciamos a ideia do Prêmio, muitos empresários e colaboradores se motivaram para participar dos projetos de capacitações. Ver o engajamento de todos é muito gratificante”, destacou Marcos Mauro de Araujo Filho. Segundo ele, tanto as grandes quanto as empresas atingiram níveis de qualidade esperados.

Satisfeito, o presidente do Sinduscon-NOR/PR afirmou que a premiação contribui para o incentivo de competitividade saudável, já que ao valorizar as empresas empenhadas em melhorias e bons resultados, outras se despertam para a busca de excelência. Com isso, ele analisou que a premiação também cumpre o papel de estimular o desenvolvimento da região noroeste do Paraná, no qual o sindicato abrange 108 cidades.

O gerente Luiz Carlos da Silva assinalou ainda a importância do trabalho de capacitação, tendo em vista que a conquista de crescimento associado ao aumento de qualidade em gestão e produtividade é um grande desafio para as empresas. “A partir do engajamento e da visão estratégica, os dirigentes das empresas puderam mudar de atitude, e já colhem os frutos do empenho”, observou Luiz Carlos da Silva.

Além da premiação, o evento contou com a palestra “Desafios e Perspectivas da Construção Civil no Brasil”, ministrada pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão. Durante a programação, também ocorreu a entrega de certificados do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) para empresas que se adequaram às normas.

Processo de avaliação

A comissão avaliadora do Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2010 é composta por representantes do Sinduscon-NOR/PR e do Sebrae/PR, que selecionou o vencedor a partir de dados coletados por meio de um processo de avaliação, que inclui três auditorias às empresas participantes. Em cada visita é aplicado um check-list, com oito itens para avaliar a qualidade, dez itens sobre a destinação correta de resíduos sólidos e 20 itens sobre segurança no trabalho.

O gerente Luiz Carlos da Silva explica que, no requisito qualidade, é levada em consideração a gestão dos procedimentos internos da empresa. Já no item segurança no trabalho, há uma preocupação na área de saúde e bem-estar dos funcionários, principalmente em execução de obra. E no quesito de manejo de resíduos sólidos, a atenção volta-se à proteção do meio ambiente.

Qualificação

Antes de serem exigidos no processo de avaliação, os três critérios foram trabalhados junto aos empresários por meio dos programas de capacitação promovidos pelas entidades parceiras. O Sebrae/PR, juntamente com o auxílio do Senai, se encarregou em dois dos três quesitos. Para isso, promoveu treinamentos técnicos, caravanas para conhecer novidades tecnológicas, consultorias em gestão e processos, incentivo de ações cooperadas entre as empresas e apoio a eventos técnicos.

Todo o trabalho esteve pautado nas exigências do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), criado pelo Ministério das Cidades do Governo Federal, e do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que consta em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O Sinduscon-NOR/PR também contribuiu com as capacitações, em especial com orientações a respeito das exigências de segurança no trabalho, conforme prevê a legislação brasileira. De acordo com o presidente Marcos Mauro de Moreira Filho, todo o trabalho desenvolvido, assim como as conquistas e resultados, mostram que, com empenho e motivação, os empresários podem exercer o papel de empresa cidadã com responsabilidade ambiental.

Anual

O Prêmio Sinduscon-NOR/PR deve ser realizado anualmente e, se as outras regiões do Paraná quiserem participar, a pretensão é estadualizar a iniciativa. “Para o próximo ano também planejamos contemplar não só as empresas construtoras, mas todos os setores da cadeira produtiva, inclusive nossos fornecedores”, adiantou Marcos Mauro de Moreira Filho. Ele acrescentou ainda que a parceria com o Sebrae/PR e Senai permitiu reforçar a credibilidade e a transparência tanto dos programas de qualificação quanto da premiação.

Sebrae/ PR