A profissão de cozinheiro tem sido cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Até porque os clientes são exigentes e além de um prato saboroso, desejam que este seja nutritivo, com ótima apresentação e em conformidade com as normas de higiene. Assim, a formação é um requisito fundamental para ingressar na área. De acordo com o instrutor chef do Restaurante-escola do Senac Curitiba, Lutcho Roberto Giannini, por ser um curso com tradição de qualidade, a escola sempre é procurada por empresários em busca de cozinheiros. “Trabalho não falta. E esta procura por profissionais qualificados tem contribuído para elevar o salário médio da ocupação”, afirma. Uma cozinha comercial tem vários níveis de profissionais, o que permite aos iniciantes crescer dentro de um restaurante até o cobiçado cargo de chef, uma colocação revistada de glamour e status. “É um grande mito acreditar que vai iniciar como chef, pois isso é resultado de uma progressão na carreira, conquistada depois de agregar muita experiência, conhecer as rotinas da cozinha e os aspectos gerenciais de um restaurante”, esclarece Giannini.
O curso do Senac fornece noções de administração e logística e foca na prática da profissão. São sete meses de aulas, seis deles na cozinha. O primeiro módulo prático abrange preparações frias, seguido por carnes e pescados, confeitaria, bases de cozinha e preparações quentes. Todos os módulos possuem interface com o Restaurante-escola do Senac, onde os alunos vivenciam situações reais de trabalho, sob a supervisão de instrutores. Para o chef Lutcho, essa interação com os clientes do estabelecimento serve como incentivo. “Os futuros cozinheiros recebem o feeback imediato dos clientes, parabenizando-os por um atendimento bem feito”, diz.
As próximas turmas do curso de Cozinheiro estão previstas para 10 de janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na central de matrículas do Senac Centro, localizado na Rua André de Barros, 750. Mais informações no www.pr.senac.br ou no 0800 643 6 346.
Fonte:Senac Curitiba