Bom Negócio certifica mais 1,1 mil empreendedores

O programa Bom Negócio, da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, certificou na noite da última terça-feira (7), no Estação Convention Center, em Curitiba, 1.100 empreendedores. Também foram certificados outros 1.000 participantes do programa Lapidando Talentos, do Curitiba Tecnoparque. A cerimônia de formatura contou com a participação do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e outras lideranças políticas e empresariais.

“O programa é inovador porque beneficia milhares de pessoas em Curitiba e Região Metropolitana e possibilita que pequenos empreendedores ganhem conhecimento e qualificação, por meio do conceito de desenvolvimento econômico local sustentável, gerando empregos e aumentando a renda da população nos bairros”, disse o prefeito de Curitiba.

A empreendedora Cláudia Márcia Lourenço, 42 anos, participante do Bom Negócio no Jardim Social, tinha grande expectativa em receber o diploma. “Foi maravilhoso aprender tantas coisas. Depois do Bom Negócio, me estimulei a abrir meu próprio negócio na área de eventos. Hoje, sinto muita segurança para administrar minha empresa”, disse.

O estudante de programação de computadores, Jean Paraná, 23 anos, estava satisfeito com o certificado do programa Lapidando Talentos. “Com esse diploma posso investir ainda mais na minha profissão porque utilizamos o inglês técnico. Finalizei o curso com uma boa base para minha área”, afirmou.

Também participaram da cerimônia representantes das entidades parceiras do programa, como o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sistema Federação do Comércio Varejista (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Associação Comercial do Paraná (ACP), Sebrae-PR, Caixa Econômica Federal, Correios/PR, Banco do Brasil e Faculdades SPEI.

Mais de 11 mil empreendedores capacitados

Os formandos concluíram o curso neste semestre, período em que Bom Negócio passou por 44 bairros e 56 microrregiões da cidade. Desde a sua criação, em 2005, o Bom Negócio esteve em 327 microrregiões e capacitou 11 mil empreendedores em Curitiba e Região Metropolitana.

“A cada formatura do Bom Negócio nos sentimos satisfeitos pela missão cumprida. Curitiba é uma cidade empreendedora e é necessário que o setor público, somado às academias de ensino e ao setor produtivo, fomentem cada vez mais a integração em favor do desenvolvimento local e da capacitação dos cidadãos da nossa cidade, estimulando a geração de empregos por meio da capacitação continuada e empreendedora nos bairros”, disse Juraci Barbosa Sobrinho, diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A.

O programa, que entre outros objetivos tem o propósito de fortalecer as atividades empresariais e estimular o desenvolvimento econômico local, é atualmente referência e uma oportunidade real de apoio ao crescimento para muitos.

Totalmente gratuito, o Bom Negócio oferece capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores formais e informais. O programa tem 21 dias de duração e é dividido em cinco módulos: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica.

Os empreendedores certificados têm acesso a consultorias gratuitas em gestão de negócios, marketing e vendas, finanças, além do escritório de design à disposição para o desenvolvimento de logomarcas e outros processos de criação.

O programa está voltado prioritariamente para micros e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, induzindo a geração de empregos e renda, e melhorando a qualidade de vida da população.

Selo personalizado

Na cerimônia, o diretor dos Correios, Itamar Ribeiro, lançou o selo personalizado “Curitiba – Cidade Empreendedora” e destacou a parceria com a Prefeitura de Curitiba. “Essa parceria se consolida para que possamos contribuir nas ações de inclusão social e de desenvolvimento local”, afirmou Ribeiro.

Para o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel, o programa é importante para Curitiba porque “incentiva o empreendedorismo, trazendo benefícios para a vida das famílias, com um grande impacto na qualidade de vida dessas pessoas”. Já o empresário Hélio Bampi, vice-presidente da Fiep, disse que a Prefeitura de Curitiba desempenha um papel fundamental também na Região Metropolitana, oferecendo formação profissional aos cidadãos que têm vontade de crescer. “O programa Bom Negócio proporciona grandes avanços para a nossa cidade”, considerou Bampi.

O diretor da Fecomércio, Dieter Heinz Lengning, destacou a parceria com a Agência Curitiba. “Iniciamos esse trabalho com a Prefeitura de maneira acertada, principalmente numa iniciativa itinerante por todas as regiões da cidade”, observou. O vereador Mário Celso Cunha, líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba, destacou a gratuidade do programa. “É uma peça-chave para a geração de empregos; o que representa muito para o futuro dos participantes do Bom Negócio”, disse.

Os professores da SPEI que capacitam os alunos do Bom Negócio foram aplaudidos pela platéia de formandos. O diretor das Faculdades SPEI, Ailton Renato Dörl, agradeceu em nome de todos e afirmou que a parceria com a Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento local e para a capacitação de novos empreendedores envolve toda a instituição de ensino. “Além de professores, oferecemos a estrutura da faculdade para divulgação, pesquisas e avaliações do Bom Negócio. É uma oportunidade única para os cidadãos empreendedores e nos estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMC