Indústria de Cândido de Abreu e outras três empresas da região norte do Paraná foram vencedoras do MPE Brasil – Etapa Paraná, nas categorias Comércio, Serviços e Indústria
A Cerâmica Marim Mazzuco, de Cândido de Abreu, região norte do Paraná, venceu a etapa estadual do MPE Brasil 2010 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, na categoria Indústria. A empresa foi avaliada pelas características de comportamento empreendedor e pela gestão da empresa e seus resultados financeiros, tudo baseado no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Ricardo Magno Silva, o MPE Brasil se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. “O objetivo da premiação é promover e destacar as iniciativas, as ações e as atividades das micro e pequenas empresas, sediadas no Paraná, quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão que tenham resultados significativos na comunidade.”
A Cerâmica Marim Mazzuco é uma indústria de tijolos de cerâmica vermelha, com 17 colaboradores. Vânia Marim Mazzuco, administradora da empresa, explica que o reconhecimento foi uma surpresa. “Graças ao trabalho de consultoria do Sebrae/PR, conseguimos realizar melhorias na parte de gestão e produção. A premiação mostra que estamos no caminho certo e que temos chance de crescer ainda mais”, afirma.
A próxima meta da empresa agora é aumentar a produção para buscar o selo de certificação e angariar mais clientes. Ademar Marim Mazzuco, proprietário da indústria, destaca que os cursos do Sebrae/PR e, principalmente a premiação, contribuíram para a motivação da equipe. “Os treinamentos ajudaram a todos nós e nos conscientizamos que as melhorias apontadas pelos consultores trazem benefícios”, conta o empresário.
Em 2011, a intenção do Sebrae/PR é ampliar o número de participantes no projeto da construção civil, que contribui com o desenvolvimento das empresas em diversas áreas – processos de qualidade, gestão de custos e finanças, marketing e vendas.
“Os serviços oferecidos pelo Sebrae/PR são subsidiados, por meio de palestras e consultorias. Nosso objetivo é apoiar um número maior de empresários do ramo da construção civil, um campo que está em expansão, para que as empresas do setor se tornem cada vez mais competitivas. Para nós, é um orgulho e uma satisfação muito grande ter uma empresa que participa do nosso projeto como destaque no MPE Brasil”, ressalta Ricardo Magno Silva.
O consultor do Sebrae/PR acrescenta que, para se cadastrar no Projeto da Construção Civil, basta os interessados entrarem em contato com o escritório da Regional Norte do Sebrae/PR, por meio do telefone (43) 3373-8000.
MPE Brasil no Paraná
Além da Cerâmica Marim Mazzuco, outras empresas do norte do Paraná conquistaram o MPE Brasil 2010 – Etapa Paraná. A Farmácia Viviane, de Cambé, venceu na categoria Comércio. A Nadar Fitness Aquático, de Londrina, recebeu a premiação na categoria Serviços. E a empresa AAF do Brasil Produtos Odontológicos, de Ibiporã, também foi contemplada na categoria Indústria.
Heverson Feliciano, gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, comenta que as premiações refletem o trabalho da entidade, nos diferentes projetos. “Tivemos um número expressivo de premiados. Todas as empresas que se destacaram passaram por nossos programas e mostraram que todos os nossos projetos trazem resultados, já que temos cases em vários setores. Além disso, empresários de portes diferentes conquistaram o MPE Brasil no Paraná. Esse fator demonstra que qualquer empresa que busca competitividade e inovação, e que trabalha com procedimento e metodologia, é capaz de colher um bom resultado”, salienta.
O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht. No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
O número de participantes no MPE Brasil cresce no Paraná. Em 2004, quando foi criado, o Estado registrou 220 empresas participantes; em 2009 foram mais de 2.500; e em 2010, mais de 24 mil. O Paraná foi o estado com maiores número de inscritos em todo o País.
As empresas vencedoras da Etapa Estadual concorrem agora à etapa nacional. Todas as candidatas ao MPE Brasil responderam a um questionário de auto-avaliação e receberão um relatório apontando seus pontos fortes e oportunidades para melhoria. As informações fornecidas pelas empresas nos formulários de inscrição e no questionário de auto-avaliação foram tabuladas em sistema informatizado, analisadas por uma Comissão Técnica, e elencadas num ranking.
Fonte: Sebrae/PR