Empresários interessados em expor no maior evento de empreendedorismo do estado têm até 14 de janeiro de 2011 para se inscrever pela internet; evento será em Curitiba, de 17 a 20 de março
Curitiba – Os empresários interessados em expor oportunidades de negócios durante a Feira do Empreendedor 2011 no Paraná têm até o dia 14 de janeiro para aderirem ao edital. A informação é do Sebrae Paraná, realizador do evento, em parceria com a Prefeitura de Curitiba. A Feira do Empreendedor, executada pela quinta vez no Paraná, obedecendo circuito nacional, levará conhecimento, inovação e oportunidades de negócios, de 17 a 20 de março de 2011, em Curitiba.
Os interessados deverão apresentar propostas de adesão mediante formulário específico, disponível para download no hotsite www.sebraepr.com.br/feira. As inscrições só podem ser feitas pela internet e são gratuitas. Podem participar empresas formais, do setor público e privado, de todo Brasil. O Sebrae Paraná vai selecionar as melhores oportunidades de negócios e o resultado será divulgado no hotsite, dia 26 de janeiro.
O expositor contará com apoio e suporte técnicos de equipe especializada do Sebrae Paraná, antes e durante o evento. As cerca de 80 empresas selecionadas terão espaço para a exposição do seu negócio e montagem de estande padrão. O apoio técnico será gratuito e dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail expositor@pr.sebrae.com.br.
“A Feira do Empreendedor disponibiliza aos empreendedores que querem abrir negócios ou melhorar negócios já existentes informação e conhecimento, na forma de expositores de oportunidades, palestras, atendimento com equipe de consultores especializados e rede de parceiros, dentre outros”, diz a consultora do SebraeParaná Joana D’ Arc Julia de Melo, gestora da Feira do Empreendedor 2011 – Paraná.
“Serão quatro dias dedicados exclusivamente à difusão do empreendedorismo; ao oferecimento de conhecimento em empreendedorismo e gestão; a mostrar e difundir o conceito de inovação; ao oferecimento de soluções práticas e viáveis para pequenas empresas; ao estímulo, surgimento ampliação e diversificação de novos empreendimentos; e à prestação de esclarecimentos e orientações”, afirma Joana D’ Arc Julia de Melo.
Oportunidades
Oportunidade de negócio, explica o consultor do Sebrae Paraná, Rafael Tortato, “é toda circunstância adequada ou favorável à implementação de uma atividade econômica organizada de forma a viabilizar o surgimento de novos empreendimentos ou aumentar a competitividade e gerar o crescimento das micro e pequenas empresas”. “Dessa forma, será considerada empresa expositora aquela cujo produto ou serviço dá origem diretamente a um negócio ou fonte alternativa de renda.”
Serão consideradas como oportunidades de negócios, de acordo com o edital, máquinas e equipamentos organizados de forma a apresentar uma atividade econômica, permitindo assim ao futuro empreendedor compreender e avaliar a oportunidade exposta (máquinas isoladas não serão consideradas como oportunidade); a busca de representantes e revendedores, com foco de atuação no Paraná, desde que a oportunidade seja disponibilizada ao público visitante e claramente perceptível; franqueadoras interessadas em expandir sua base de franqueados.
Assim como licenciadoras de marcas, produtos ou serviços interessados em novas parcerias que viabilizem o surgimento de novos empreendimentos; empresas de venda direta (porta-a-porta) que estejam recrutando pessoas para formar ou ampliar suas redes de revendedores; empresas com produtos ou processos patenteados ou então com patentes requeridas, interessadas em comercializar seus direitos de invenção de forma a viabilizar o surgimento de novos empreendimentos; empresas interessadas em formalizar parcerias, joint-ventures, prospectar novos sócios ou expandir sua rede de filiais no Paraná.
Análise das propostas
A análise das propostas apresentadas será feita por uma comissão de avaliação constituída pelo Sebrae Paraná, especificamente para esse fim. “A comissão terá a responsabilidade de compor um mix de oportunidades consistentes que atenda o visitante da Feira do Empreendedor 2010 – Paraná de forma satisfatória, ampliando suas possibilidades de desenvolvimento de novos negócios ou daqueles já existentes e respeitando a realidade econômica local, regional e estadual”, reforça Joana D’ Arc Julia de Melo.
As oportunidades, explica a gestora, serão analisadas, de acordo com critérios. Dentre os quais, consistência e coerência dos dados informados na ficha de oportunidade, bem como o investimento necessário considerando custos adicionais de reformas, decoração, estoque inicial, capacitação da mão de obra, uniformes, comunicação visual, taxa de retorno em % ou em tempo, dentre outros.
Outro critério a ser levado em conta é o nível de inovação e ineditismo da oportunidade ofertada. E por fim, a adequação da oportunidade ofertada em relação ao perfil do público-alvo visitante do evento e estudos realizados pelo Sebrae Paraná sobre empreendedores e empresários paranaenses.
Histórico
A Feira do Empreendedor acontece, no atual formato, desde 1994, com mais de 80 edições e 1,5 milhão de visitantes. Mais de 400 mil empreendedores já foram capacitados nas várias edições por todo o Brasil. No Paraná, já foi realizada duas vezes em Curitiba (1997 e 2004), uma vez em Arapongas (1998) e recentemente em Londrina (2008). É um dos eventos de maior sucesso, promovidos pelo Sebrae, com oportunidades, informações, conhecimento, em um único lugar, capazes de estimular e gerar negócios. Todos os conteúdos e soluções são adequados à realidade local.
O maior evento de empreendedorismo no Paraná promete grandes oportunidades. Estão previstos cerca de 20 mil visitantes de todo o estado; caravanas com empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas; participação de empreendedores e empresários de todo o Paraná e da região transfronteiriça (Argentina e Paraguai); palestras-magnas com especialistas de renome nacional; mais de 100 ações de capacitação ao dia, entre palestras empresariais e oficinas; e informações técnicas nas áreas de empreendedorismo, gestão empresarial, inovação, oportunidades e ideias de negócios, dentre outras.
A Feira do Empreendedor 2011 – Paraná acontece de 17 a 20 de março no Expo Unimed, na Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5.300, Campo Comprido – Curitiba. A solenidade de abertura oficial será no 17 de março (quinta-feira), às 19 horas. Horários de funcionamento da Feira do Empreendedor – dias 17, 18 e 19 de março (quinta-feira a sábado), das 14 às 22 horas; dia 20 de março (domingo), das 14 às 20 horas.
Para saber mais sobre o tema, acesse www.sebraepr.com.br/feira.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br)