O comércio varejista deve encerrar o ano com um faturamento recorde de 11,2%, a julgar pelos resultados de dezembro das Pesquisas Nacionais de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional) e Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-Nacional), realizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A ICF-Nacional registrou alta de 3,1% em dezembro, ante novembro – ou 143,4 pontos, o oitavo crescimento seguido e terceiro recorde consecutivo do ano. No acumulado janeiro-dezembro, o ICF teve alta de 5,8%, puxado, sobretudo, pelo consumo das famílias com renda de até 10 salários mínimos (alta de 6,3% em 2010). No corte por regiões, o Sul apresentou a maior taxa de variação no período: 9,7%.
O otimismo reflete os resultados da PEIC-Nacional, que, em dezembro, mostrou uma queda na parcela total de famílias endividadas: 58,3% em dezembro, ante 59,8% em novembro. A inadimplência (famílias que não terão condições de arcar com seus débitos) também caiu – de 9,0% em novembro para 8,3% em dezembro. E o percentual dos grupos familiares com dívidas ou contas em atraso baixou de 24,1% em novembro para 23,9% em dezembro. No acumulado do quarto trimestre, o total de endividados corresponde a 58,9% das famílias pesquisadas, e a inadimplência ficou em 9,0%.
Clique aqui para ver os resultados do ICF (análise – gráficos) e PEIC (análise e gráficos).
Fonte: CNC