O consumidor que vai realizar compras pela internet neste fim de ano não deve se preocupar somente em achar a melhor oferta. Para realizar compras on line, segurança é essencial, destaca Luiz Cláudio de Pinho Almeida, especialista em e-commerce da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com Almeida, tanto as empresas tradicionais – com anos no mercado e lojas físicas – quanto as empresas virtuais podem garantir segurança ao consumidor com o uso de certificados de segurança transacional e selos de segurança comercial.
“A maioria dos sites de empresas sérias mantêm, em seus endereços eletrônicos, seções dedicadas a informações sobre segurança transacional e atendimento ao cliente. Isso inclui trocas e devoluções, prazo de entrega e acompanhamento do pedido, por exemplo. Quanto mais informações o consumidor tiver mais ele vai estar propenso a fechar negócio”, diz o especialista.
Outro ponto importante está ligado à segurança comercial, ou seja, se determinado site está blindado contra invasões, perda de dados, privacidade dos negócios. “Para toda empresa que quer prosperar no mundo virtual a honestidade é ponto de partida. Ela deve mostrar que é honesta, colocando à disposição o maior número possível de informações sobre seu negócio, sua história, além de oferecer canais de comunicação com o cliente, como chats e atendimentos on line”, exemplifica Almeida.
Na outra ponta, a responsabilidade é do consumidor. Muitos sites possuem o sistema SSL (Secure Socket Layer, ou Protocolo de Conexão Segura em português), que proporciona aos usuários maior segurança em suas transações financeiras pela Internet, com uso de criptografia. “O internauta deve, ainda, abrir sempre uma guia nova, uma nova barra de navegação para digitar o endereço da empresa”, destaca Luiz Cláudio Pinho de Almeida. Dicas simples que garantem bons nos negócios para um Natal que promete bater recordes de vendas, sejam físicas ou virtuais.
Fonte: CNC