Unidade de compressão da White Martins possibilita levar os benefícios do combustível para áreas onde não há rede de distribuição
O gás natural já está presente no município de Quatro Barras, através do gás natural comprimido (GNC). Com isso, o município se tornou o 10º do Paraná a contar com o combustível. O primeiro consumidor da cidade também é a primeira indústria do estado a utilizar o GNC em seu processo produtivo – a Michel Thierry do Brasil utiliza o combustível para a fabricação de tecidos automotivos, em substituição ao propano, derivado de petróleo.
A presença do gás natural em Quatro Barras foi viabilizada pela White Martins, que ampliou a sua unidade de compressão em Araucária para atender à Michel Thierry e à crescente demanda das regiões não atendidas pelo gás canalizado. Assim, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) fornece o gás natural através da sua rede de distribuição até a estação da White Martins, que o comprime e distribui aos seus clientes.
A base de compressão de Araucária, primeira do estado a atender o segmento industrial, além de postos de combustíveis, é totalmente automatizada e foi construída com tecnologia de ponta. No local, o gás natural é comprimido e enviado para clientes por meio de carretas, denominadas Gasodutos Móveis. “A Região Metropolitana de Curitiba está em franca expansão e o gás natural é o combustível com as características ideais para alavancar ainda mais este desenvolvimento. Ele gera maior economia e menor impacto ambiental”, afirma Marcelo Rodrigues, diretor executivo da White Martins. Além da indústria de Quatro Barras, a White Martins abastece, com o GNC, o auto posto Mediterrâneo, de bandeira RDP/Petróleo, em Colombo.
A tecnologia de compressão de gás foi desenvolvida para antecipar a chegada do combustível a regiões não atendidas por gasodutos ou redes de distribuição. A White Martins é precursora no fornecimento deste tipo de produto e tem desenvolvido parcerias com distribuidoras de gás de diversos estados do país, oferecendo soluções inovadoras para distribuição de gás natural.
Sobre a Compagas
A Compagas é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. Começou a operar em 1998, com o gás de refinaria canalizado e, a partir de 2000, iniciou a distribuição do gás natural vindo do gasoduto Bolívia-Brasil. Atualmente, atende mais de 9 mil clientes dos segmentos comercial, residencial, veicular, matéria-prima, cogeração, geração de energia, industrial e gás natural comprimido (GNC), que, juntos, consomem em média 1 milhão de m³/dia. No total, a Compagas possui mais de 540 km de rede de distribuição do gás natural em sete municípios (Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, São José dos Pinhais, Campo Largo, Balsa Nova e Araucária) e atende através do GNC os municípios de Colombo, Paranaguá e Quatro Barras.
Sobre a White Martins
A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das principais empresas de gases industriais e medicinais do mundo e única a fazer parte pelo oitavo ano consecutivo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Seu portfólio de produtos inclui gases atmosféricos (oxigênio, nitrogênio e argônio), gases de processo (gás carbônico, acetileno, hidrogênio, misturas para soldagem), gases especiais e medicinais, cilindros de aço sem costura, equipamentos para aplicação, transporte e armazenamento de gases, soluções para o mercado de gás natural, nas áreas de GNV (Gás Natural Veicular), GNC (Gás Natural Comprimido) e GNL (Gás Natural Liquefeito), e tratamento de água e efluentes.
A White Martins investe em inovação para tornar seus negócios e suas operações cada vez mais sustentáveis. Em reconhecimento a este trabalho, a companhia acaba de ser listada entre as 12 empresas mais inovadoras do Brasil, pela revista Época Negócios, da Editora Globo, e pela renomada consultoria de gestão global A.T Kearney. Cento e vinte empresas se inscreveram na segunda edição do prêmio, que é realizado também em 15 países europeus e nos Estados Unidos. O júri foi composto por especialistas em inovação, representantes da consultoria e jornalistas da Época Negócios.
Assessoria de Comunicação da Compagas
