Segundo Ricardo Barros, o objetivo é criar ações integradas na área e ainda estabelecer um calendário oficial de eventos e feiras internacionais para o Paraná. “É a segunda etapa do trabalho de internacionalizar o Estado. Vamos conversar com representantes de consulados e câmaras de comércio e debater caminhos para ampliar o comércio exterior paranaense”, disse.
Ao unir entidades, o governo pretende ampliar estruturas voltadas para o incentivo ao setor. A ideia é que cada entidade possa melhorar a participação do Paraná em feiras, eventos, missões e também na recepção de empresários e investidores interessados em se estabelecer no estado.
ÍNDICES – Para o secretário, a retomada dos índices positivos da balança comercial do Estado abre boa perspectiva para o crescimento. “Voltamos aos níveis de 2008 e agora é o momento do Paraná ganhar fôlego e mostrar resultados ainda mais expressivos. Diversos setores ainda encontram dificuldades pelo valor do dólar ou perdem competitividade com produtos de outros países por questões como logística, apoio e divulgação”.
A criação de projetos comuns e a formação de parcerias são consideradas metas prioritárias para ampliar novos mercados para o Paraná, seguindo a análise do secretário. “A determinação do governo Beto Richa é a atração de indústrias, criação de empregos e o estímulo do crescimento industrial por todo o Paraná. Uma forte industrialização traz também novas potencialidades, como a exportação”.
RANKING – No ranking entre os maiores exportadores de 2010, São Paulo liderou com embarques de US$ 52 bilhões, seguido de Minas Gerais, com US$ 31 bilhões, Rio de Janeiro, com US$ 20 bilhões, Rio Grande do Sul, com US$ 15 bilhões, e Paraná com US$ 14,176 bilhões.
Entre os produtos que contabilizaram incremento nas exportações estaduais para o Paraná, destacam-se a soja em grão, com participação de 17% do total das vendas estaduais, cana-de-açúcar, óleo de soja, frango congelado, automóveis e milho.
A China foi o principal comprador de produtos paranaenses no ano passado, registrando valores acima de US$ 2,276 bilhões e crescimento de 16% sobre 2009. A Argentina ficou na segunda colocação, ao gerar compras de US$ 1,622 bilhão e participação de 11,45%. A Alemanha veio na terceira posição, totalizando US$ 997 milhões em importações de produtos estaduais.
Serviço:
Ações integradas em Comércio Exterior e o calendário oficial de eventos.
Data: 18/01/11 – terça-feira
Horário: 14 horas
Local: sede da Fecomércio/PR, Rua Visconde do Rio Branco, 931, 7.º andar, Mercês, Curitiba.