O aumento é por conta da elevação da alíquota de importação dos produtos, que passará de 20% para 35%
Os brinquedos importados ficarão mais caros a partir de abril do próximo ano. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou no Diário Oficial da União o aumento da alíquota de importação – de 20% para 35% – de diversos produtos, o que deve elevar os preços de vários itens entre 10% e 13% para o consumidor.
O aumento da alíquota não ocorre apenas no Brasil, mas em todo o Mercosul e é visto como uma forma de diminuir a participação dos produtos chineses nos mercados dos países que formam esse bloco comercial. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), os chineses detém 60% do mercado nacional.
A Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Brinquedos e Produtos Infantis (Abrimpex) estima que a fatia total de importados nas lojas brasileiras fique próxima a 75%. Para o presidente da Abrimpex, Eduardo Benevides, o aumento dos preços dos brinquedos pode chegar a 13% e chegará para o consumidor a partir de abril. Ele perceberá os reajustes, por exemplo, na época do Dia das Mães e também do Dia dos Namorados. “As pelúcias, que saem bastante nessa época, devem ficar mais caras.”
Temor
A nova alíquota vale até 31 de dezembro de 2011. Para Benevides, porém, os importadores temem que esse prazo possa ser estendido e questiona a decisão tomada pelo governo federal. “O governo prefere onerar o importador do que desonerar o fabricante nacional.”
Segundo ele, as compras para o próximo Dia das Crianças e para o Natal devem começar a ser feitas já em janeiro, na feira do setor que acontece em Hong Kong, na China. Para o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, a medida deve elevar a competitividade das empresas nacionais.
“Tivemos neste ano o melhor dólar (desvalorização) para as importadoras, a maior taxa de juros, a maior carga tributária, resultado da prática de conceder aumento real para os trabalhadores, e ainda a elevação do custo do plástico em 56%”, explica Synésio, como argumento para justificar a decisão do governo. Ainda segundo ele, 15 mil postos de trabalho foram fechados no setor nos últimos dois anos.
Reajuste
13 por cento é o patamar de aumento a que podem chegar os preços dos brinquedos com a elevação da alíquota de importação, definida pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Fonte: Abracomex