Com o objetivo de promover a aproximação dos mercados brasileiro e árabe, ampliar a produção e as negociações entre fabricantes de equipamentos médicos e odontológicos, o empresário egípcio, Khaled El-Ahwal, do setor de importação e exportação, esteve na Agência Curitiba De Desenvolvimento S/A para conhecer a estrutura da cidade e obter informações sócio-econômicas do mercado de investimento curitibano. O empresário que há mais de 20 anos trabalha no mercado de exportação e importação de produtos médicos e odontológicos, foi recebido pelo diretor técnico da Agência, Gilberto Camargo e pela gestora do Núcleo de Assuntos Internacionais, Samira Khelili.
No Egito, as importações de artigos médicos, odontológicos e hospitalares totalizaram US$ 195 milhões em 2006, sendo que a participação dos produtos brasileiros se restringiu a apenas 0,58% deste total. Neste mesmo ano, a Turquia totalizou US$ 1,1 bilhão em importações de artigos médicos, odontológicos e hospitalares, onde apenas 0,39% foram de origem brasileira.
De acordo com o empresário Khaled El-Ahwal, desde então, os empresários árabes buscam aproximar e fortalecer a relação de mercado com os países do Mercosul, principalmente com o Brasil, grande exportador de material no setor. “O Egito é, atualmente, um grande importador desse tipo de material. Queremos implantar uma montadora aqui no Brasil e uma Trade de negócios para ampliar as relações de mercado de importação e exportação no Mercosul e posteriormente, em outros continentes. Pretendemos desenvolver alguns produtos aqui em Curitiba, agregar valores locais e exportar”, destacou Khaled. “Estamos encantados por Curitiba e pela localização estratégica da cidade com a infraestrutura, mobilização, conectividade, com o transporte urbano além do custo de vida e de matéria-prima. Saímos daqui com uma ótima impressão e com todas as informações necessárias para começarmos a prospectar esse avanço”, disse Khaled.
O Egito e a Turquia, por exemplo, são países importadores de produtos para a saúde e figuram no topo da lista de negócios nesse segmento.
“É importante que Curitiba participe e receba grandes empresas que invistam na nacionalização de produtos na nossa cidade evitando as importações. O Brasil pode ampliar muito suas exportações para esses países. Uma empresa desse porte e que tem um avançado grau de tecnologia vem agregar valores nesta área onde Curitiba já é referência”, Gilberto Camargo, diretor técnico da Agência Curitiba De Desenvolvimento S/A.
Fonte: Agência Curitiba