Secretário da Saúde discute plano de governo com Conselho Estadual

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, apresentou na tarde desta sexta-feira (28) as metas e projetos do Plano de Governo da atual gestão na primeira reunião do Conselho Estadual da Saúde. Ele relatou a situação encontrada na secretaria e detalhou os projetos que passam a ser comandados pela atual gestão, destacando o plano emergencial de 180 dias.

“Uma das ações imediatas foi a implantação do plano de controle e combate à dengue, que já está em execução em todo o Estado, inclusive com a liberação de recursos e equipamentos para as cidades em situação epidemiológica como é o caso da região de Londrina”, informou Caputo Neto.

RECURSOS

A situação orçamentária e financeira da Saúde estadual também foi tema da reunião. Segundo o secretário, em 60 dias a Secretaria será capaz de quitar as dívidas deixadas pelo governo anterior, que somam quase R$ 60 milhões.

“É um esforço conjunto de nossa Secretaria com o Planejamento e a Fazenda do Estado, que cumprem a determinação do governador Beto Richa de dar prioridade à saúde, educação e segurança do cidadão”, ressaltou.

Ainda sobre orçamento, Caputo Neto, falou da intenção do atual governo em cumprir o que determina a Emenda 29 em sua integralidade a partir do ano de 2012. Isso garante mais de R$ 1 bilhão a serem investidos especificamente na saúde até 2014.

“Não queremos acabar com programas de governo que eram mantidos com estes recursos. Queremos apenas que os recursos sejam melhor direcionados”, explicou o secretário.

Caputo Neto falou também que deverá estruturar as 22 Regionais para que desempenhem seu papel de apoio técnico aos municípios a fim de fortalecer o desenvolvimento regional na área de atenção à saúde. Outro projeto em destaque foi o Mãe Paranaense, que deverá ser implantado em todo o estado a partir do segundo semestre deste ano.

O secretário respondeu a perguntas dos conselheiros e finalizou apresentando os representantes da Secretaria da Saúde no conselho, colocando sua equipe à disposição para o que for necessário. “Queremos ter uma boa relação com o conselho, sem tutelas, mas também sem omissão” declarou.

Para Marina Martins, secretária municipal de Terra Boa e presidente do conselho dos secretários municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), a discussão no Conselho de Saúde deve ser apartidária, visando sempre à melhoria no atendimento prestado pelos serviços de saúde à população. “Ficamos muito satisfeitos com a revisão da aplicação da PEC 29 pelo governo, afinal os municípios paranaenses já investem 15% do orçamento em saúde, como está previsto na emenda constitucional”, disse Marina Martins.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joelma Carvalho, elogiou a postura do novo secretário em apresentar para os integrantes do conselho o plano de gestão do governador Beto Richa.

“A equipe que chega com o secretário Caputo Neto é uma equipe dedicada, que conhece a fundo o Sistema Único de Saúde (SUS), por isso acredito que o diálogo está aberto e que poderemos fazer um bom trabalho juntos”, avaliou.

Fonte: AENotícias