Com a presença de representantes do Sesc Apucarana, Defesa Civil, Guarda Municipal, Lions Clube, Associação das Senhoras Rotarianas, Corpo de Bombeiros, 30º Batalhão de Infantaria Motorizada, 10º Batalhão de Polícia Militar, Sanepar, 16ª Regional de Saúde, Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Meio Ambiente e secretaria de Ação Social, foi realizada no dia 26 de janeiro, a 1ª reunião do Comitê de Mobilização contra a Dengue, na Divisão de Controle de Endemias da Prefeitura Municipal de Apucarana.
Durante o encontro foram apresentados os números do primeiro Liraa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti). O objetivo foi de mostrar ao Comitê a situação real da nossa cidade. Em comparação com 2010, o índice esta menor, porém ainda é considerado alto risco pelo Ministério da Saúde. Uma das ações já concretizadas e que terá continuidade é a aplicação de multas, segundo as Leis aprovadas em março de 2010. A Lei Municipal 048/10 autoriza a adotar posturas nos cemitérios da municipalidade eliminando todos os recipientes que possam acumular água ou servir para acondicionar água e serem criadouros do mosquito “Aedes aegypti”, e a Lei 049/10 – que propõe a criação do “Plano de Repressão e Prevenção à de Combate aos Focos de Criadouros do mosquito transmissor de Dengue no Município de Apucarana -, prevê multas para empresas e proprietários de imóveis com criadouros do mosquito “Aedes aegypti”.
Durante a reunião a técnica de atividades em saúde e enfermeira Sabrina Kuniczki apresentou a programação de Combate a Dengue do Sesc Apucarana, aproveitando a ocasião para firmar a parceria com a Prefeitura Apucarana. Serão realizadas ações mensais em parques, praças, escolas, grupos e empresas do comércio para conscientização ao combate de focos do mosquito transmissor da dengue.
Pelo Comitê foram propostas as seguintes ações:
– capacitação dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) com o objetivo de orientar esses profissionais de saúde na intensificação da ajuda aos agentes de combate a dengue no trabalho de prevenção e controle da doença;
– trabalho em parceria com a construção civil;
– inclusão de orientações sobre o combate a dengue nas contas de água.
Entre as atribuições do Comitê está:
– o planejamento, a coordenação e o acompanhamento das ações de mobilização social para o controle da dengue e ao combate ao Aedes aegypti, realização de eventos que mobilizem e promoção de ações educativas no controle de endemias.
Fonte: Fecomércio/Sesc